Como preparar sua oficina para atender uma frota diversificada?

Atualizado em 1 de agosto de 2023

Os manuais Simplo possuem grande amplitude para atender as mais diversas marcas, modelos e linhas disponíveis no mercado automotivo

O mercado de reparação automotiva cresce a cada novo emplacamento no Brasil. O aumento da frota de automóveis demanda necessariamente mais manutenção e o trabalho de oficinas. Automaticamente, a competitividade do setor também cresce. Uma forma de se destacar nesse ramo é oferecer novos serviços, ligados às possibilidades da tecnologia automotiva.

O desafio em realizar a gestão de uma mecânica é diário. Para facilitar processos e dar chance a novas oportunidades de crescimento da oficina, investir no atendimento de uma frota diversificada pode ser uma boa ideia. A proposta também pode ser chamada de frota mista e por mais que pareça distante a algumas empresas, significa maior produtividade e rentabilidade dos serviços.

Olhar para o pátio da oficina e ver ele lotado, com muitos reparos e todos trabalhando devidamente divididos por função é objetivo de muitas mecânicas. Mas como você pode preparar sua oficina para atender uma frota diversificada? O Instituto da Qualidade Automotiva explica que no momento que as reparadoras fecham contratos com frotas de veículos, é preciso “uma série de adequações na sua oficina, em relação ao ambiente, aos serviços, aos equipamentos e à administração”. O intuito é prestar um serviço de excelência e que faça a oficina render mais.

Atendimento de frotas diversificadas: preparando sua oficina

Os clientes de oficinas mecânicas esperam cada vez mais: desde o conforto enquanto aguardam o serviço ficar pronto até práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. Para se destacar nesse setor, as oficinas podem adequar os procedimentos e inovar.

Estrutura

Em relação ao ambiente, a preocupação deve ser com a quantidade de espaço disponível para os reparos. Se você atende uma frota de veículos pesados, por exemplo, vai precisar de ferramentas específicas, e um pé direito bem alto. Identificação e até a recepção são importantes, assim como separar a parte da oficina que faz o atendimento do cliente particular.

Legislação

Estar em ordem com as exigências legais e documentais da sua oficina também é primordial. Este é um ponto decisivo nos dias de hoje, pois se refere a questões de meio ambiente, reciclagem e descarte correto de peças. Muitos clientes avaliam o cumprimento da legislação, sendo que alguns frotistas exigem até mesmo certificação apropriada.

Estoque

Houve um tempo em que as reparadoras eram sinônimo de um ambiente desorganizado, com peças espalhadas e sujo de óleo. Atualmente, o cenário mudou. A gestão da qualidade também diz muito de um serviço e está ligada diretamente ao trabalho dos profissionais e de um estoque bem estruturado.

Equipe

Para que o veículo não fique por muito tempo parado e o atendimento seja otimizado, o reparador precisa conhecer a qualidade e a diversidade da frota, além de saber quais as peças emergenciais que precisa ter sempre disponíveis. Preparar equipamentos de acordo com marca e modelo dos veículos também é fundamental. Tenha na sua oficina equipamentos variados e profissionais preparados e especializados.

Diversificação

Por falar em diversificação e conhecimento diversos, também são necessárias ferramentas de auxílio aos reparadores. Os manuais Simplo possuem abrangência em quatro linhas (Trator, Plus, Leve e Diesel) com capacidade em atender frotas diversificadas. As informações técnicas envolvem veículos leves, nacionais e importados; veículos pesados; tratores, máquinas agrícolas e de construção. Já a Linha Plus contempla um conjunto de produtos Simplo desenvolvido especialmente para os reparadores que necessitam do máximo de informação, de forma completa e simplificada.

Entre as versões de 2010 a 2020, o Simplo já passou por mais de 30 edições. Os manuais atendem variados modelos e montadoras automotivas, com intuito de auxiliar o serviço prestado por reparadoras de todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *