O sistema de tração AWD, sigla referente a All Wheel Drive (tração em todas as rodas), é conhecido no Brasil como Tração Integral. Sua função é gerenciar a força do motor de forma independente nas quatro rodas, tracionando os eixos permanentemente durante todo tempo.
Ao contrário do que se pode supor, a força gerada pelo motor não é distribuída igualmente nos dois eixos ou rodas. Isso porque o sistema é controlado por um módulo eletrônico que se comunica através da Rede CAN.
Assim ele interage com outros módulos do carro, como o do ABS responsável pela estabilidade do veículo (ESP), e o do motor que gerencia e interpreta as informações e parâmetros, enviando mais ou menos força para cada roda de forma necessária e independente. Como vantagem, esse sistema favorece uma melhor dinâmica, aderência, segurança na plotagem, em curvas e em altas velocidades.
Sistema de tração AWD Quattro Audi
Para exemplificarmos melhor, falaremos do sistema adotado pela montadora alemã Audi, no modelo Quattro. Nele, o torque produzido pelo motor é conduzido da transmissão para a caixa de transferência, direcionado pelas suas saídas através dos eixos do cardã, para que chegue aos diferenciais.
A caixa de transferência possui um diferencial central, característica fundamental de qualquer sistema AWD, além disso, pode ser independente ou integrada à transmissão (peça única). Existem dois tipos de caixas de transferência, por correntes e por engrenagens, exemplificados nas imagens abaixo.
Para exemplificarmos melhor, falaremos do sistema adotado pela montadora alemã Audi, no modelo Quattro. Nele, o torque produzido pelo motor é conduzido da transmissão para a caixa de transferência, direcionado pelas suas saídas através dos eixos do cardã, para que chegue aos diferenciais. A caixa de transferência possui um diferencial central, característica fundamental de qualquer sistema AWD, além disso, pode ser independente ou integrada à transmissão (peça única). Existem dois tipos de caixas de transferência, por correntes e por engrenagens, exemplificados nas imagens abaixo.
Os diferenciais centrais mais usados pela indústria em sistemas AWD são o diferencial Torsen (sistema puramente mecânico e o mais utilizado pela indústria), o sistema com acoplamento viscoso e o diferencial com embreagens controladas eletronicamente.
Controle eletrônico AWD
Como ressaltamos anteriormente, o controle do sistema é feito eletronicamente por barramento de dados, chamado rede CAN. O sistema CAN trabalha com dois sinais de dados CAN_H (CAN High/ CAN Alta) e CAN_L (CAN Low/ CAN Baixa) que tem a função de transmitir dados essenciais entre módulos inteligentes que analisam, interpretam e processam as informações de maior prioridade, tomando as decisões necessárias para o correto funcionamento de cada sistema do veículo.
Para exemplificar de forma técnica o funcionamento elétrico do sistema, na figura abaixo podemos ver a comunicação via Rede CAN dos módulos responsáveis pelo sistema AWD, do veículo BMW X1 3.0 2013 em diante, encontrado no manual SIMPLO.