Ferramentas automotivas especiais são instrumentos que permitem facilitar o trabalho dos reparadores e garantir a segurança do carro. Apesar de serem mais caras, contar com um quadro de ferramentas especiais faz toda a diferença em relação ao tempo.
Imagine essa situação: você vai até uma borracharia para trocar um pneu.
Mas o borracheiro não tem um macaco, então ele usa alavanca para erguer o carro. Além de demorar mais tempo, poderia danificar a lataria do carro.
Nas reparadoras não é diferente. Muitos consertos exigem ferramentas adequadas. Você sabe quais são as ferramentas especiais para oficina e como conservá-las?
Ferramentas automotivas especiais
O mais básico quadro de ferramentas especiais precisa ter:
- Osciloscópio
- Scanner
- Multímetro
- manômetros de pressão
- instrumentos de medição precisas
Vamos falar de cada um deles a seguir, e como essas ferramentas devem ser guardadas para aumentar a sua vida útil.
Osciloscópio
O osciloscópio automotivo é um instrumento que permite observar, analisar e armazenar sinais de tensão. É usado na área da manutenção automotiva para ler sinais sonoros, principalmente a vibração do motor. Quando conectado ao carro os sinais se tornam visíveis por meio de uma tela. Pode ser encontrado na versão analógica ou digital.
Scanner automotivo
Scanner automotivo é conectado ao veículo por um plugin, diagnostica diversos tipos de problemas a serem encontrados no carro, principalmente na parte elétrica. O que um reparador levaria horas para descobrir testando individualmente cada sistema, um scanner automotivo completo pode fazer em minutos.
Alguns modelos incluem em seu sistema outras ferramentas, como o osciloscópio, por exemplo.
Multímetro
O multímetro ou multiteste, está entre as ferramentas especiais para auto elétrica. Esse aparelho mede a resistência elétrica, corrente contínua e corrente alternada. Assim como o osciloscópio possui duas versões: analógica (com ponteiro) e digital. Entretanto, esse aparelho é limitado quando comparado ao osciloscópio, que possui mais recursos.
Além disso a sua função não é exclusivamente para o setor mecânico, é bastante usado na indústria e em outros segmentos. Trata-se de um aparelho de fácil manuseio e respostas rápidas.
Instrumentos de medições precisas
O uso dos instrumentos de precisão durante o reparo são fundamentais para o carro ter um bom desenvolvimento. Um freio, por exemplo, precisa ser instalado com a medida correta. Caso isso não ocorra o disco pode romper em uma frenagem brusca, o que causaria um acidente.
Logo, essas ferramentas de medição são fundamentais, quando ignoradas, o reparador pode estar colocando em risco famílias inteiras.
- Manômetros de pressão: é usado para conferir com precisão a pressão hidráulica, faz parte das ferramentas especiais para câmbio automático, sistemas do combustível, arrefecimento entre outras.
- Paquímetro: Ferramenta que mede centésimos, muito utilizada pelas reparadoras. Principalmente para verificar o tamanho de uma peça ou distância entre duas. Entretanto, deve-se averiguar se a espessura externa da peça medida, ou rebarbas não irão interferir na medida. Na inviabilidade deste, deve ser usado um Micrômetro.
- Micrômetro: Se o paquímetro mede centésimos, o micrômetro mede milésimos. É usado justamente quando ocorre algum risco de o paquímetro não ser exato. Para o uso deste deve ser observado o manual de instruções.
- Torquímetro: é usado quando for necessário medir o aperto de um parafuso ou porca. Em determinados locais do carro, como no sistema da roda, um parafuso mal ajustado pode causar um desequilíbrio no veículo.
- Goniômetro: Assim como o torquímetro, é uma medida de precisão para apertar porcas e parafusos. A diferença entre eles é que com o goniômetro é possível obter resultados mais precisos, como no cabeçote, por exemplo.
- Relógio comparador: é fabricado na versão analógica ou digital. Como o próprio nome já diz: o relógio comparador, compara superfícies paralelas ou planas que necessitam de medidas exatas entre si.
Além dessas, existem outras como ferramentas especiais para caminhões e tratores. Ou destinadas a marcas específicas como ferramentas especiais Ford e Honda. Para o uso destas, normalmente se trata de uma mecânica especializada e a busca deve ser bastante específica de acordo com a necessidade da reparadora.
Cuidados com ferramentas automotivas especiais
- Todas as ferramentas citadas devem estar guardadas em locais específicos, ou seja, não podem ficar juntas com as ferramentas comuns. Evitando assim, que entrem contato com a ferrugem, graxa ou risco de quebrarem.
- Devem ser mantidas longe de locais úmidos, como poeira, ou produtos químicos.
- As ferramentas de medições precisas não podem sofrer choques ou quedas. Por se tratar de instrumentos de medição, mesmo que não quebrem, a queda pode danificar o aparelho interferindo na precisão da medida.
- Scanner, multímetro e osciloscópio são equipamentos elétricos, os cuidados citados acima devem ser redobrados nesses equipamentos.
Manuais técnicos, um sistema de precisão
Manuais técnicos são ferramenta de trabalho, pois fornecem valores de referência e instruções para o reparo de todos os sistemas veiculares (não somente carros de passeio, mas caminhões, ônibus e máquinas agrícolas).
Logo, são fundamentais em qualquer reparadora, só assim é possível alcançar a excelência em reparos automotivos.