Sistema de transmissão automática: diagramas elétricos, reparo e manutenção

imagem mostrando a parte interna de um veículo com sistema de transmissão automática

Atualizado em 24 de março de 2023

O sistema de transmissão automática permite a seleção automática de marchas a fim de proporcionar diferentes condições de condução do veículo de forma suave e segura.

O esquema elétrico associado à transmissão automática mostra a conexão elétrica entre os componentes eletrônicos da transmissão automática e outros sistemas do veículo.

Ele pode incluir componentes como o módulo de controle da transmissão, sensores de velocidade, solenoides de troca de marchas, interruptores de seleção de marchas, interruptores de pressão e interruptores de segurança.

diagrama elétrico de um sistema de transmissão automática
Imagem extraída do Manual Câmbio Automático do Simplo

Módulo de controle do sistema de transmissão automática

O módulo de controle da transmissão é o cérebro da transmissão automática e controla a seleção de marchas com base nas entradas dos sensores e interruptores.

Sensores de rotação de eixo

Os sensores de rotação do eixo de entrada e sensor de velocidade na saída da transmissão monitoram a velocidade de entrada e saída da transmissão e enviam informações para o módulo de controle.

Solenóides de troca de marchas

Os solenóides de troca de marchas são responsáveis por ativar as mudanças de marcha e são controlados pelo módulo de controle da transmissão.

Os interruptores de seleção de marchas são usados para selecionar manualmente as marchas.

Interruptores de pressão

Os interruptores de pressão são usados para monitorar a pressão hidráulica no sistema de transmissão automática e podem indicar um problema na transmissão se houver uma queda de pressão.

Os interruptores de segurança são usados para evitar que o veículo seja iniciado em uma marcha inadequada, como a marcha à ré.

A compreensão do funcionamento dos componentes, bem como, a leitura e interpretação dos esquemas elétricos são fundamentais para a realização de um diagnóstico de problemas elétricos no sistema de transmissão automática.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *