Aplicação do manual injeção eletrônica no diagnóstico automotivo

Atualizado em 22 de agosto de 2023

Confira o passo a passo de um caso de estudo com a aplicação do Manual Injeção Eletrônica do Simplo.

Nesse artigo técnico vamos mostrar a aplicação prática da leitura e interpretação do esquema elétrico do sistema de injeção M.E 7.5.30 em um diagnóstico de alto nível.

Compartilhamento de alimentação 5 volts e massa dos sensores

No esquema elétrico abaixo, observe que há compartilhamento da alimentação 5 volts e massa entre diversos sensores.

Esquema elétrico com aplicação do manual injeção eletrônica no diagnóstico automotivo

Analisando em detalhes os pinos da unidade de controle do motor, constatamos que os sensores de fase (HALL) e de pressão do coletor (MAP) compartilham tanto a alimentação 5V como seus aterramentos ou massa.

Isso significa que se ocorrer algum curto-circuito em um desses sensores ou em seu chicote isso irá acarretar mal funcionamento no outro sensor que compartilha alimentação e massa.

Dito isso, vamos para o caso de estudo.

Caso de estudo

O proprietário de um veículo Fox 1.6 Total Flex 73/77kW de 11/2009 a 08/2014 – CCRA – ME 7.5.30 informou que o veículo apresenta dificuldade na partida, alto consumo de combustível e funcionamento irregular tanto em marcha lenta como em acelerações.

Após a análise do esquema elétrico, o reparador deu início na verificação da alimentação dos sensores.

Na figura acima temos o valor de alimentação 5V do sensor de fase (CMP) com o sensor de pressão do coletor (MAP) desconectado da unidade de controle do motor.

Já com o sensor de pressão do coletor conectado a unidade de controle do motor, o valor de alimentação do sensor de fase (CMP) vai para aproximadamente 0 volts, como mostra a figura abaixo.

A partir daí, o reparador concluiu que o sensor de pressão do coletor (MAP) estava em curto, ou seja, “matando” os 5 volts do sensor de fase (CMP).

Após a substituição do sensor de pressão do coletor (MAP) a alimentação do sensor de fase foi restabelecida e a leitura da pressão do coletor ficou dentro dos parâmetros preconizado pelo fabricante e o veículo voltou a funcionar perfeitamente.