Conheça as melhores oficinas mecânicas do mundo

Melhores oficinas do mundo

Atualizado em 31 de maio de 2021

As melhores mecânicas do mundo só existem porque o projeto Henry Ford não saiu conforme ele havia idealizado. Ao criar o modelo T, em 1908, Ford queria algo que as pessoas pudessem consertar em casa. Mas com a evolução dos modelos esse projeto se tornou insustentável.

Desde oficinas mecânicas famosas até as mais simples podem estar entre as melhores. Para isso, elas precisam, no mínimo, terem ótimo conhecimento técnico, fazer um trabalho ágil e serem dignas de confiança.

Agora, as oficinas famosas chegaram lá por algum motivo. Todas as oficinas que adquiriram fama, atendem aos três itens citados acima, além de outros atributos que as fazem se destacar.

Neste artigo vamos falar de oficinas mecânicas brasileiras e estadunidenses que são destaque e estão entre as melhores. Também vamos te apresentar o mecânico que é considerado o melhor do mundo.

Melhores oficinas mecânicas brasileiras

Aqui, listamos três mecânicas: a primeira é uma das mais amplas do Brasil, atendendo desde automóveis populares a carros esportivos. Já a segunda é uma mecânica anormal, pois trabalham de portas fechadas e seu único meio de divulgação é por indicação. E a terceira trata-se de um segmento pouco explorado no Brasil: franquia de oficina mecânica.

Soldera oficina Mecânica

Localizada em Louveira – SP, há 48 anos no mercado a oficina mecânica está na sua segunda geração, agora sob o comando de Toninho Soldera. A mecânica atende a todos os modelos de automóveis, nacionais e importados.

Entre seus diferenciais estão as adaptações e melhoramentos de carros populares e esportivos, como Mustang, GTR 35 e Porsche.

Além de atender tanto esportivos quanto populares, sem diferenciação, a mecânica possui uma organização que visa a agilidade do serviço. Possui diversos elevadores e cada um deles com um kit de ferramentas básicas o que permite uma prestação de serviço mais rápida. 

Caliendo

Teco Caliendo é um oculto mecânico do bairro Brooklin, em São Paulo. Sua carreira automobilística começou como piloto de testes na pista da GM. Depois de fazer um curso técnico no Senai, trabalhou por 10 anos em uma oficina mecânica. Mas ali havia uma coisa que o incomodava: a frequente visita de curiosos.

Quando saiu de lá montou a sua própria oficina nos fundos de casa, sem fachada ou qualquer outro tipo de propaganda visual. Ganhou destaque na famosa propaganda “boca a boca”, ele só atende por indicação.

Sua especialização é em customização de Fusca, Lotus e Mustang, muitas vezes construindo as peças artesanalmente. Jatear motores e tornar confortáveis carros clássicos como o Fusca, estão entre seus principais atrativos.

Franquia High Torque

Foi fundada pelo diretor executivo Alexandre Dias Generoso, em 2005. O lema da oficina, também criado por ele, é:  “A maior malandragem no Brasil é ser honesto.” Apesar de estar há pouco tempo no mercado, é, segundo o próprio site, a maior rede de oficinas mecânicas do Brasil.

O sucesso da rede se deu devido a abertura de uma franquia, ainda pouco explorada no Brasil, no segmento de oficinas mecânicas. São um total de 11 oficinas franqueadas. Comparado às franquias estadunidenses, esse número é relativamente pequeno. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Entretanto, o tamanho da rede a nível mundial não a descaracteriza como uma das melhores. A honestidade é a primeira questão que levantamos quando precisamos recorrer a uma mecânica. Além disso, Alexandre mantém um canal bem ativo no Youtube com mais de 1,4 milhões de inscritos. Por lá, ele dá dicas de conserto e alerta sobre danos nos veículos.

Oficinas mecânicas famosas nos EUA

Existem bastantes oficinas mecânicas de luxo famosas nos Estados Unidos, sendo a maioria reparadoras que fazem desde o motor até a lataria do veículo. Algumas delas possuem, inclusive, programas na televisão.

Já as oficinas tradicionais também são comuns, mas com pouca visibilidade internacional. Entretanto, há um modelo de negócio de grande destaque: são as oficinas mecânicas franqueadas.

Midas International

Se não for a maior rede de oficinas mecânicas do mundo, certamente a Midas está entre as maiores. Trata-se de uma franquia internacional, com mais de 2 mil unidades franqueadas, sendo a metade delas fora do território norte americano.

Em 2019, a rede ganhou o prêmio America’s Best Customer Service (Melhor Atendimento ao Cliente da América 2019), feito pela Newsweek. Após uma pesquisa com mais de 20 mil consumidores, a Midas foi contemplada com a premiação. Seu destaque comercial está em cupons e descontos que geram uma grande fidelidade.

Fundada por Nate Sherman, em Macon, na década de 50, rapidamente se tornou uma franquia. Suas atividades iniciais eram silenciadores e sistemas de escapamentos. Em 2012 foi vendida à TBC Corporation, e hoje presta serviços completos.

Meineke Car Care Centers

Fundada na década de 70, a Meineke é comandada por Driven Brands e também trabalha com franquias. Em 2019, a Meineke foi premiada como a “Best Automotive Repair Chain” (melhor rede de reparos automotivos).

Segundo o próprio site, seus equipamentos são os mais modernos, o que o tornam líderes do setor. Estima-se que possuam pouco menos de 1 mil lojas, sendo 80 em espalhadas pelo mundo.

Gas Monkey Garage

Localizada no Texas, a Gas Monkey Garage, é uma oficina de carros de luxo que possui menos de vinte anos. Foi fundada em 2004, por Richard Rawlings. O grande sucesso veio com o programa Fast N’Loud, em que ele e sua equipe de mecânicos compram carros antigos e restauram para leiloar.

Com o sucesso a marca passou a vender alguns produtos em seu site, principalmente roupas de diversas categorias e alguns carros por eles reformados.

O site possui também alguns diferenciais que se destacam:

  • Valorização da equipe: Cada mecânico (a)  possui uma foto, seu nome e um pequeno texto apresentando o(a) profissional e suas funções.
  • Câmera ao vivo 24 horas: uma das abas do site está lá com um único motivo: mostrar em tempo real as atividades que estiverem acontecendo na oficina.

O melhor mecânico do mundo

O melhor mecânico do mundo é argentino, e a gente precisa aceitar. Em um concurso feito pela Chery, em 2017, Enzo Malter, venceu o concurso que continha 50 questões teóricas.

Enzo vem de família de mecânicos. Ele cresceu vendo o pai e o avô restaurarem carros. Após realizar um curso técnico em Córdoba na Argentina, Malter foi vendedor de um concurso nacional, sendo considerado o melhor mecânico argentino.  Foi através desse título que as portas se abriram para ele estudar China, onde venceu o concurso internacional. Atualmente, ele trabalha na provedora do concurso, a montadora de carros Chery.

Como falamos no início deste artigo, para estar entre as melhores oficinas mecânicas do mundo, é necessário muito estudo. A partir desse ponto, a individualidade de cada uma será determinante para essa avaliação. Antes de tudo, você pode fazer algo completamente alcançável: identificar todos os problemas do carro do seu cliente e resolver aqueles que estiverem ao seu alcance, o mais rápido possível. Para isso, conte sempre com os manuais Simplo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *