Tração 4×4 e 4WD: qual a diferença?

Atualizado em 24 de abril de 2021

Ao nos referirmos sobre um veículo, dizendo que o mesmo tem tração dianteira ou traseira, o que estamos afirmando é que a força produzida pelo motor é destinada somente a um dos eixos, e não aos dois simultaneamente. No entanto, quando citamos veículos que conseguem distribuir de maneira igualitária essa potência entre os dois eixos, levando maior força para as quatro rodas, as nomenclaturas podem variar de acordo com a tecnologia e as siglas utilizadas pelas montadoras.

Como funciona a tração 4×4 e 4WD

Na tração 4×4 Parti-time (temporário), formato tradicional usado nos antigos Jeep´s e em algumas picapes médias, a caixa de transferência não possui um diferencial central, sendo tracionado somente com o engate das engrenagens transmitida pela alavanca que manipula o sistema de tração.

Quando falamos da tração 4WD, não nos referimos ao sistema permanente AWD, pois está só funciona sob exigência, ou seja, o veículo é tracionado temporariamente nas quatros rodas somente quando ativada pelo condutor ou automaticamente, por sensores localizados juntos aos mecanismos de segurança. Assim, em condições normais de deslocamento somente um eixo será tracionado, no caso o 4×2. Este tipo de tração também não possui um sistema de diferencial central e as quatro rodas não são tracionadas permanentemente.

Controle da tração 4×4 da Amarok Highline

Nos sistemas inteligentes como o da Amarok Highline, vemos um exemplo no qual a tração das quatro rodas é acionada por botões no console. Assim como citado anteriormente, a ativação também pode ocorrer se os módulos do veículo através do conjunto de sensores que controlam ABS/EBD, entre outros sistemas de segurança integrados, identificarem situações onde o veículo necessita de tração. Além disso, a função “4×4 High” permite ao motorista acionar a tração em qualquer velocidade.

Para exemplificar de forma técnica o funcionamento elétrico do sistema, na figura abaixo podemos ver o esquema elétrico da tração 4×4 da Amarok, encontrado no SIMPLO, onde os interruptores “Down” e “Up” (interruptor de controle do chassi) tem a função de comunicar ao módulo da caixa de transferência o tipo de tração selecionado pelo motorista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *