Bateria oxidada: o que fazer? Saiba como se forma o Zinabre, responsável pela oxidação da sua bateria

Atualizado em 13 de novembro de 2023

Bateria oxidada pode causar uma série de problemas no veículo, mas tem solução e é muito fácil de limpar e evitar que isso aconteça. Confira os detalhes no texto!

Amigo reparador, imagine a seguinte situação:

Seu cliente chega se queixando que a bateria está dando problemas recorrentes, como falhas na partida, problema nas luzes e som e já fez de tudo, mas não sabe o que pode estar acontecendo.

Antes de começar o processo de diagnóstico automotivo, vale a pena abrir o capô do carro e verificar todos os componentes, em especial a bateria.

Se você observar uma crosta esverdeada nos conectores da bateria o nome dessa reação é zinabre, uma camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.

A boa notícia é que é possível removê-lo e a bateria volta a funcionar perfeitamente.

Para saber como o zinabre se forma e como evitar que ela volte a oxidar, continue a leitura do texto!

Por que se forma o zinabre?

O zinabre ou azinhavre acontece quando o ácido sulfúrico, que é um líquido no interior da bateria, vaza para os polos e conectores, e assim, entra em contato com o oxigênio do ar.

Quando o material é exposto à umidade, a reação química acontece e o polo de bateria oxidado cria uma camada de cor verde que impede o bom funcionamento e algumas funções básicas do veículo.

Isso costuma acontecer mais no inverno, justamente uma estação que costuma ser mais úmida e é resultado de três elementos: ácido sulfúrico + ar + liga metálica do polo ou conector.

A bateria de carro oxidada pode acontecer por três razões:

  1. Excesso de eletrólito
  2. Porosidade do metal
  3. Existência de espaços vazios entre a bucha e o polo da bateria

É importante destacar que mesmo com as garantias de fábrica, o zinabre pode acontecer, principalmente por excesso de aperto no terminal da bateria.

Então é sempre importante instalar corretamente a bateria para evitar excesso ou falta de aperto nos conectores.

O que acontece quando a bateria oxida?

A reação química – zinabre – que vimos anteriormente, pode causar a obstrução de componentes, o que afeta diretamente no carregamento da bateria pelo alternador.

Podemos citar outros possíveis danos à bateria pela ação do zinabre, confira abaixo os principais sintomas de bateria oxidada:

  • Falhas no funcionamento dos componentes eletrônicos (som, central multimídia, luzes)
  • Aquecimento dos cabos
  • Problemas para dar partida

Como limpar o zinabre?

Se você quer saber como tirar zinabre da bateria, veio ao lugar certo. É um processo simples e pode ser feito pelo cliente.

Porém, é importante tomar certos cuidados, então sempre indique que ele leve o carro numa oficina para realizar esse procedimento.

Fique atento, pois o zinabre é um tipo de sal e se caso entrar em contato com a carroceria, pode oxidar e danificar a tinta.

Então, o zinabre deve ser retirado o quanto antes e cuidar para que não caia em cima da tinta e em outros componentes do motor.

Importante: realizar o procedimento com o veículo desligado.

Passo a passo para limpeza:

  • Utilize uma escova de cerdas duras e um desengripante.
  • Desconecte os polos da bateria.
  • Coloque álcool isopropílico ou bicarbonato de sódio diluídos em água e aplique a solução no local em que o zinabre está. Também é possível utilizar somente água quente.

Como prevenir o azinhavre ou zinabre na bateria?

Para prevenir que apareça zinabre na bateria é importante fazer a instalação correta do componente, sem apertar demais ou de menos. Além de realizar limpezas e observações periódicas.

Se mesmo após a limpeza o zinabre voltar rapidamente, isso significa que a vedação interna da bateria está danificada.

Portanto, isso é um indicativo que está na hora de substituir por outra bateria nova.

Materiais gratuitos de apoio para oficina mecânica

Preparamos diferentes materiais que podem ajudar na gestão, diagnóstico automotivo, reparos e muito mais, para fazer a diferença no dia a dia da sua oficina.