Carro falhando na marcha lenta com ar-condicionado ligado? Entenda o motivo

sistema ar condicionado

Atualizado em 15 de março de 2024

Amigo reparador, imagine a seguinte situação: Chegou um carro falhando na marcha lenta com ar-condicionado ligado na sua oficina reparadora?

Descubra o que pode ser e como resolver esse problema.

No dia a dia da oficina é muito comum os casos de clientes que já passaram por vários outros reparadores e quando chegam até você já estão cansados.

É por isso mesmo que você precisa estar preparado para encarar os desafios e conseguir realizar um diagnóstico ágil e certeiro.

Continue a leitura do texto para descobrir como resolver o problema de um carro oscilando na lenta.

Carro falhando na marcha lenta com ar-condicionado ligado: o que pode ser?

Para responder essa pergunta ninguém melhor que o consultor técnico do Simplo, Laerte Rabelo e Washington Lemos, especialista em sistema de ar-condicionado.

Vamos lá!

Quando o cliente chega na oficina e relata uma situação de oscilação de marcha lenta, somente com o ar-condicionado ligado, às vezes o reparador não presta atenção e não faz uma entrevista consultiva correta.

Esse é o primeiro passo a ser feito: colher todas as informações prévias do veículo e dos sintomas.

Depois, o reparador deve se atentar que está oscilando a marcha lenta quando ele liga o ar-condicionado, o que acontece é que o compressor fica armando e desarmando, isso vai gerar também uma oscilação de marcha lenta.

Essa situação de armar e desarmar o compressor, principalmente em motores três cilindros, que estão rodando muito no Brasil, um tipo de motor mais sensível, que quando tem carga maior ele já começa a oscilar.

Dessa maneira, quando o sistema de ar-condicionado é acionado, a injeção eletrônica do veículo tende a ter um ganho, ela tem uma compensação do módulo.

O módulo faz essa compensação para que a rotação compense ali a situação de perda, que o compressor dá na potência do veículo. Ou seja, estima-se que isso vai estar em torno de 4 a 6 HP.

Existe aquela pequena aceleração que é dada ao sistema de injeção eletrônica do carro para que compense essa perda de potência.

Em resumo, se o sistema ora arma o compressor para dar o ganho, ora o compressor sai para tirar o ganho, isso vai gerar oscilações na marcha lenta do veículo, e no funcionamento em geral.

Ar-condicionado em carro 1.0 deixa mais lento: qual a causa do problema?

Como nada na vida é certo, em oficinas reparadoras não existe uma receita de bolo.

Por isso, todo casoprecisa ser muito bem analisado, porque existem algumas situações que poderiam gerar esse arme e desarme do compressor, o que deixa a marcha lenta com o ar-condicionado.

Possível causa do ar-condicionado do carro com barulho e marcha lenta:

Quando o sensor de temperatura detecta que o sistema está muito frio, correndo o risco de haver um congelamento, então ele desarma temporariamente o compressor para que o sistema não fique tão eficiente ao ponto de congelar.

Ao comprometer a eficiência da refrigeração, ele arma o compressor novamente.

Caso o sistema esteja com baixa de gás, quando o compressor armar e comprimir o gás, vai faltar a condição de pressão adequada.

O transdutor vai detectar essa condição, vai informar o módulo e ele vai desarmar também.

Quando desarma, a pressão tende a estabilizar novamente. Então, ele volta a armar e assim sucessivamente.  

Isso também pode acontecer em situações de alta pressão.

Esquemas elétricos de ar-condicionado onde conseguir?

Ao receber um veículo com um problema semelhante ao relatado acima pelos especialistas, o que você precisa ter em mãos?

  • Ferramentas
  • Conhecimento
  • Espaço físico adequado
  • Literatura técnica

É justamente sobre esse último item que o Simplo está aqui para ajudá-lo.

Para quem está começando e recém abriu uma oficina reparadora, ou até mesmo quem trabalha há anos no ramo, sabe que não é fácil encontrar esquemas elétricos na internet.

Muitas vezes eles estão incompletos ou são de uma versão muito anterior ao veículo que você está trabalhando.

É por isso que a melhor escolha são os manuais automotivos do Simplo, você tem ao seu dispor um acervo completo com informações testadas e verificadas pelos nossos especialistas como:

  • Testes de valores de refência
  • Testes com osciloscópio e multímetro
  • Localização dos componentes
  • Esquemas elétricos e muito mais!

O melhor é que você adquirir os pacotes de acordo com a sua necessidade, para quem trabalha com ar-condicionado automotivo em o Pacote Climatização.  

Essa é uma boa opção para oficinas localizadas em regiões mais quentes do país, onde os serviços de reparação de sistemas de climatização automotivos são ainda mais procurados.

Precisa de um pacote mais completo?

Indicamos o Super Autoelétrico, que além das informações sobre Climatização, traz outros manuais que visam a parte elétrica dos veículos.