Curso de mecânica automotiva: veja opções grátis e pagas

Curso de mecânica automotiva

Atualizado em 20 de agosto de 2021

Cursos de mecânica automotiva grátis e pagos, em vários locais do Brasil, online e presencial. Este conteúdo traz tudo que você precisa sobre esse assunto! 

Para quem quer aprender a ser mecânico o curso presencial é mais garantido? Aulas de mecânica automotiva online grátis vale a pena ou devemos optar pelas pagas?

 Se você tem feito alguma dessas perguntas, vamos ajudar você nessa tomada de decisão para escolher o curso de mecânica automotiva que mais se adequa ao seu perfil. Seja para aprender a ser mecânico ou se aperfeiçoar em uma carreira que cresce junto com o aumento da frota de carros no país.

Vamos falar sobre o curso técnico de mecânica automotiva e se existe diferença entre ele, o profissionalizante, de formação, capacitação, especialização entre outros. E também, mencionar alguns cursos disponíveis, como o curso de injeção eletrônica. 

Ressaltamos que não temos vínculo com nenhuma instituição. Não nos responsabilizamos pelas experiências com outras empresas. O texto em questão fornece um guia facilitador, apenas.

Curso técnico de mecânica automotiva

O curso técnico ou técnico profissionalizante deve estar credenciado de acordo com as regras das Secretarias Estaduais de Educação. Diferente do MEC que legaliza os cursos de graduação em diante.  

Um curso técnico de mecânica automotiva tem duração de 18 a 24 meses. Além disso, exige alguns pré-requisitos,  como estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Os cursos técnicos normalmente são mais caros e dão ao aluno um conhecimento mais amplo para aprender a sobre mecânica.

Curso básico de mecânica automotiva

Os cursos básicos são legalizados como Cursos Livres de acordo com a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Fazem parte da educação nacional de nível básico. Logo, dispensam certas regras de órgãos regularizadores, o que pode deixar o curso mais barato e focar em um nicho específico.

Por se tratarem de cursos livres podem variar desde um  curso básico de mecânica automotiva, atualização ou qualificação, entre outros. Cabe ao aluno avaliar no que quer se especializar ao aprender sobre mecânica.

Curso de mecânica automotiva avançada e especializada

Os cursos de mecânica automotiva avançada ou/e especialização, são oferecidos tanto por escolas de níveis técnicos, quanto por instituições de cursos  livres. Mas, como o próprio nome já fala, o aluno precisa de um conhecimento prévio de mecânica automotiva para fazer um curso mais avançado na área.

Curso de mecânico automotivo online grátis com certificado

Nós encontramos apenas um curso de mecânica automotiva online grátis com certificado. É ofertado pelo SENAI do Mato Grosso do Sul:

Noções Básicas de Mecânica Automotiva – 14 horas

Curso de mecânico automotivo grátis

É fácil de encontrar curso de mecânico automotivo online grátis. Porém tenha  atenção: antes de falarmos sobre esses cursos é importante ressaltar alguns pontos. 

Há certas instituições de ensino que oferecem o curso de mecânico automotivo grátis, mas cobram para fornecer o certificado. Esse valor pode variar de acordo com cada instituição – nós encontramos valores de 29,90 até 69,90.

Além disso, a maioria não envia o certificado impresso. São digitais e contam com um código de autenticação para serem averiguados. Através deste código, o solicitante poderá ver a credibilidade do certificado. Outra opção é imprimir o certificado,  e através desse mesmo código autenticá-lo em um cartório (Tabelionato de Notas). 

Caso seu interesse não seja obter um certificado, e sim para conhecimento próprio, esses cursos gratuitos são uma boa opção. Listamos, a seguir, dois cursos que cobram apenas a emissão do certificado, que é opcional:

  • Ginead –  Capacitação básica – 40 horas
  • Certificado Cursos Online – Noções básicas – 55 horas

Agora, se quiser o certificado gratuito, terá que fazer uma busca muito mais aprofundada, e logo avisamos: não vai ser fácil encontrar (encontramos um, listado acima). Além disso, caso queira aulas presenciais gratuitas terá que buscar uma bolsa nas instituições da sua região.

Cursos pagos são mais completos?

Os cursos de mecânica automotiva pagos irão lhe trazer um conhecimento bem melhor e/ou proporcionar o certificado de conclusão do curso. Você deve avaliar cada caso e optar por aquele curso que melhor se enquadre no que você quer aprender

Lembre-se, também, dos cursos que cobram apenas pela emissão do certificado. Caso se enquadrem no que você busca, pode ser uma boa opção.

Outro detalhe: não vamos citar o preço dos cursos aqui. Dependendo da data que você estiver olhando este artigo, os valores poderão estar desatualizados. Mas a seguir vamos falar sobre os cursos e você poderá ir até o site averiguar o preço.

Quanto custa um curso técnico de Mecânica Automotiva?

É melhor optar por um curso online ou presencial? Tratando-se de mecânica automotiva, um curso presencial certamente lhe proporcionará uma experiência prática que o curso online não tem como suprir. Esse fator pode ser um diferencial no momento da entrevista ou da exigência do empregador.

O SENAI  é uma das principais referências de cursos para o setor automotivo. Como exemplo pegamos o SENAI Automotivo, de Porto Alegre, que disponibiliza apenas um único curso online, que é semi presencial: 

Técnico em Manutenção Automotiva EAD SENAI Porto Alegre -1200 horas. O mesmo curso inteiramente presencial conta com 1320 horas.

Demais cursos presenciais de especialização, considerando o SENAI, variam bastante de preço e horas aulas. Depende muito da especialização que você busca. Vamos ver alguns exemplos do SENAI automotivo de Porto Alegre:

O SENAI está presente em muitas cidades brasileiras e, considerando sua reputação, é um dos melhores lugares de estudo para quem quer aprender a ser mecânico. Demais cursos presenciais variam de acordo com disponibilidade de escolas em sua região, principalmente se você estiver buscando um curso livre.

Qual o melhor curso de mecânica automotiva online?

Quando falamos de curso de mecânica automotiva online nos deparamos com diversos preços, e, como os cursos livres não possuem uma regra definida, não é possível definir com exatidão os melhores cursos. Entretanto, podemos observar a instituição que oferece e o modo como o curso é ofertado. Vejamos alguns exemplos:

Instituto Universal Brasileiro 

É um dos pioneiros em cursos a distância, desde 1941,  quando enviava suas apostilas pelos Correios.  Hoje em dia o material apostilado continua sendo entregue e conta com o curso online. Para mecânica automotiva, existem três:

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma dos mais variados tipos de cursos livres. Após os instrutores produzirem as aulas, eles os vendem por meio deste site. Que funciona como uma espécie de “Mercado Livre” de cursos. Ou seja: cada vendedor/instrutor é independente podendo ser vinculado a algum centro de ensino ou não. Em caso de algum descontentamento você poderá reclamar para a Hotmart que irá avaliar o ocorrido.

Vejamos três cursos voltado a mecânica automotiva:

Caso você compre algum curso online, como um curso de elétrica automotiva, por exemplo, e se arrependa, poderá pedir o dinheiro de volta em um prazo de até 7 dias após ter efetuado a compra.

É lei, consta no  Código de Defesa do Consumidor (CDC), art. 49.

Treinamento Mestre Automotivo Simplo

Treinamento mestre executivo

O treinamento mestre automotivo é online e totalmente gratuito, e, como o próprio nome já menciona, é um treinamento para mecânicos que desejam se especializar. Transmitido mensalmente ao vivo pelo Youtube, o treinamento, ministrado pelo professor Laerte Ribeiro, aborda assuntos diversos (em cada mês um tema diferente), focando em problemas que costumam aparecer nos carros e que muitas vezes os mecânicos não conseguem solucionar. Junto ao tema abordado é permitido fazer perguntas que podem ser respondidas na hora.

Quem é Laerte Ribeiro? – Laerte Rabello é técnico automotivo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Durante 10 anos, lecionou como Professor Técnico Automotivo no SENAI-CE, sendo responsável pelas parcerias General Motors, Raven Ferramentas e Baterias Heliar. Atualmente, é consultor técnico do Simplo e do Jornal Oficina Brasil. Também é sócio-proprietário da L. Rabelo Manutenção Automotivo.

Curso de mecânica automotiva pode abrir portas para o mercado de trabalho

O curso de mecânica automotiva é uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho. Tem crescido muito nos últimos anos juntamente com o aumento da frota de carros.

Para uma boa especialização é necessário fazer um curso técnico presencial de mecânica automotiva. Os cursos técnicos são de maior duração e as aulas práticas permitem uma experiência que o online não é capaz de suprir. Este é o motivo pelo qual a Secretaria do Estado regulariza os cursos técnicos. 

Caso financeiramente não seja possível, é válido fazer os cursos livres primeiro, até mesmo online. Após esse primeiro passo, o melhor é realizar os cursos de capacitação de acordo com a área que mais lhe agradar. 

Cabe ressaltar, para se manter atualizado, considerando a grande variedade de modelos de veículos é importante dispor manuais técnicos automotivos. Normalmente esses manuais dispõem de um passo a passo completo explicando como cada carro funciona. Isso facilitará na hora do conserto evitando que você tenha que dispensar algum cliente por não saber como funciona o mecanismo do carro.