Como montar uma oficina mecânica móvel

Mecânica móvel

Atualizado em 5 de abril de 2021

Montar uma oficina mecânica móvel pode aumentar seus lucros significativamente. Neste artigo, vamos trazer dicas para auxiliar na realização desse tipo de serviço que tem crescido bastante. 

Isso porque, com a chegada da pandemia, grande parte dos serviços tradicionais precisaram se adequar. Além disso, novos surgiram e muitos desses trabalhos se fortaleceram ou vieram para ficar. O delivery certamente é um deles. 

O serviço de mecânico em domicílio oferece facilidade e comodidade aos clientes, e muitos deles certamente continuarão optando por essa facilidade daqui para frente. É por isso que o mecânico Delivery pode oferecer dois tipos de serviço: mecânico a domicílio ou  emergencial, quando o veículo der problema no meio do caminho.

Oficina móvel é oportunidade para quem pretende faturar mais

Ainda antes da pandemia, o delivery vinha ganhando forças. Agora, com o novo cenário mundial, esses serviços a domicílio ganharam um gigantesco espaço no mercado, e quem não se adequar poderá ficar para trás.

Tratando-se de qualquer serviço, independente do ramo, é fundamental estar atualizado com as tendências do mercado. Isso demonstrará o quão interessada está a empresa em levar o melhor serviço possível ao seu cliente, o que vai gerar credibilidade. E, referindo-se a serviços mecânicos, credibilidade é sinônimo de fidelização do cliente.

Para quem já possui uma mecânica física, essa certamente é uma oportunidade para aumentar o lucro. Quantos de seus concorrentes oferecem esse tipo de serviço? A seguir abordaremos uma pequena situação que pode facilmente acontecer com você.

Se você tem interesse em aproveitar esta oportunidade de negócio,  fique atento às sugestões que vamos abordar. Elas servem tanto para quem quer trabalhar apenas como mecânico delivery, quanto para quem já possui uma oficina e pretende expandir seu negócio. 

Praticidade para o cliente

Certamente a praticidade é uma das coisas que está cada vez mais em alta em um mundo que está cada dia mais corrido – ninguém quer perder tempo. O mecânico em domicílio oferece essa comodidade, evitando o motorista de levar o carro até a oficina. 

Caso o carro não tenha condições de se locomover, estiver falhando ou exista o risco de o problema se agravar no meio do caminho, restará duas opções:

  • Guincho: além do transtorno de ter que carregar e transportar o carro em um guincho, esse serviço provavelmente será mais caro do que o valor do deslocamento do mecânico delivery até o local. 
  • Oficina móvel: caso você tivesse que optar por um desses serviços, com qual ficaria? Provavelmente com essa segunda opção. Além de ser mais prático, a disponibilidade do serviço mostra que a sua mecânica busca inovar junto às tendências do mercado. Nos casos que é preciso levar o carro até a oficina, você pode organizar o processo para o cliente e cobrar o serviço à parte.

Serviços emergenciais ou a domicílio geram fidelização e podem atrair novos clientes

Imagine essa situação: um motorista liga para o seu mecânico falando: “Jorge, preciso de uma ajuda: estou empenhado, pode vir me socorrer?” Mas o Jorge não pode ir, pois não oferece oficina móvel. 

Porém, outro motorista que está passando por ali fornece a ele um contato que diz: Oficina móvel Fiorino. 

Resultado: Jorge acabou de perder um cliente. 

Agora, e se o Jorge chegasse lá com uma Fiorino, uma Doblô, ou melhor, uma Van bem equipada para atendê-lo? E, se a Van/Fiorino estivesse personalizada com a marca e telefone da oficina móvel?

Além de não perder o freguês, poderia ganhar novos clientes no meio da viagem.

Em qual dos mecânicos acima você se enquadra hoje? Na situação do Jorge ou no mecânico da Fiorino?

E daqui alguns meses? Em qual dos mecânicos da história lhe representará?

Qual o melhor carro para mecânico a domicílio?

Oficina móvel: Fiorino, Doblô e afins, ou uma Van? Certamente uma Van terá mais espaço para levar as ferramentas, o que facilitará o serviço e ganhará mais visibilidade. 

Mas o mais importante nesse caso é ver o carro que melhor se aplica ao serviço que você presta. E, é claro, quais as suas condições de aquisição. Caso queira, mas não possa comprar uma Van, comece com um carro menor e, quando possível, faça a troca. O importante é não deixar de atender o cliente. 

Como montar uma oficina móvel?

Existem dois caminhos para oferecer serviços de mecânico delivery. ocê mesmo pode ir atrás de tudo e montar, ou então, ser um franqueado. Cabe a você avaliar qual das opções melhor se enquadra.

Franquia de oficina mecânica móvel

Ao optar por uma franquia, o plano de negócio já vem pronto, o que inclui o marketing e a identidade visual. Ou seja: o logo, as cores, adesivos para colocar no carro, entre outras coisas. A probabilidade de dar certo usando as estratégias já testadas é maior.

O fato de carregar um nome de uma marca já consolidada no mercado também deve ser levado em conta. Muitos dos potenciais clientes poderão já ter ouvido falar da marca antes mesmo de você ter aberto a sua mecânica franqueada. Mas, caso  os potenciais clientes ainda não saibam da marca, em uma pesquisa rápida irão perceber que se trata de uma empresa já consolidada no mercado nacional.

Entretanto, a franquia estabelece certos limites. A oficina será sua, mas a marca não. Pode ser que você queira fazer alguma coisa que a proprietária da marca não autorize. Portanto, é necessário certificar-se de tudo o que você poderá ou não realizar. Após isso, enquadrando-se nos seus objetivos, você terá em mãos um plano de negócio pronto.

Cabe ressaltar que você terá que investir uma certa quantia para ter o direito de usar a marca:

  • Um valor inicial, no qual provavelmente estará incluso todo o material e ferramentas necessárias para começar a trabalhar.
  • Royalties, que se trata de uma quantia mensal para ter o direito de uso da marca. Em contrapartida, você terá auxílio administrativo e publicitário.

Esses valores podem parecer elevados inicialmente. Porém, o valor que você teria que investir por conta própria pode ser mais alto, a fim de ter um plano de negócio com marketing forte e uma identidade visual bem conceituada.

Um exemplo dessas franquias é a Doutor Lubrifica, atuante desde 2013, e que já possui mais de 150 oficinas em diversos estados brasileiros.

Montar uma oficina mecânica móvel por conta própria

O mecânico delivery primeiramente precisa de um carro apropriado: uma Van certamente contará com mais espaço, mas carros menores como Fiorino e Kangoo já podem lhe atender.

Para montar uma oficina mecânica móvel você precisa ter consciência que terá certas limitações se comparada a uma oficina tradicional. Não poderá contar, por exemplo, com o elevador de veículos, já uma rampa você poderá levar junto, substituindo parcialmente o elevador. 

Em outras palavras, você tem que substituir os equipamentos que não podem ser levados até o cliente por outros mais práticos que mesmo limitados possam realizar o serviço necessário. 

Outra coisa que você não pode esquecer de levar são os recipientes para a coleta dos óleos trocados e das peças substituídas. Além de evitar complicações com os órgãos competentes, o  descarte correto de resíduos  é um dever de todos nós para a preservação do meio ambiente.

A importância do marketing neste momento

Ao não optar por uma franquia, é interessante contar com uma agência de publicidade para criar uma identidade visual para a sua mecânica móvel. Assim poderá identificar o carro e colocar o número para contato, e sempre que estiver na rua estará fazendo propaganda do seu próprio negócio. 

Além disso, um plano de marketing será de grande valia. Nesse caso, o ideal é sempre contar com profissionais da área. Caso não possa, o nosso artigo de marketing para oficina mecânica pode lhe ajudar. Além disso, não esqueça de ter alguma rede social e anunciar no google. Isso vai fazer toda a diferença quando alguém for procurar por um mecânico delivery na internet.

Que preço devo cobrar?

Para calcular esse valor é necessário levar em consideração alguns custos.

  • Combustível: independente de ser gasolina ou óleo, o valor do combustível vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos. Portanto, será um valor que terá que ser ajustado com alguma frequência. 
  • Manutenção: a manutenção do seu carro sairá mais em conta considerando que você mesmo a fará, mas jamais esqueça de fazer as devidas revisões. Imagine se você ficar empenhado? Que confiança dará ao seu cliente se nem o seu carro não está em dia?
  • Materiais de higiene: não esqueça de levar consigo materiais de higiene para limpar o local  após terminar a manutenção do veículo. 
  • Tempo: dependendo de onde você mora, a quilometragem não será o único empecilho, mas também o trânsito. Por isso, considere cobrar um valor menor em horários que não sejam de pico, pois gastará menos tempo em deslocamento e gasolina.

Outro fato importante em relação ao tempo, é ter em mãos manuais técnicos como os do Simplo. Eles podem te ajudar agilizar o diagnóstico e os reparos. Com eles você fará o trabalho mais rápido, podendo atender mais clientes em um único dia. 

  • Multas: apesar de serem evitáveis, é algo que deve ser levado em consideração.
  • Seguro: lembre-se que você está carregando diversas peças em seu veículo, e, se for roubado, terá um prejuízo imensurável. Verifique também os chamados: caso seja uma solicitação suspeita, aja com cautela. Então, é fundamental que tenha um seguro. 
  • Acidentes: o seguro também se aplica a esse item. É importante que o motorista seja de confiança, tanto para evitar acidentes, quanto multas. Em caso de acidentes ou roubo, o prejuízo se estenderá ao período em que você não puder estar trabalhando.

Após incluir combustível, tempo, seguro, manutenção, entre outras despesas que julgar necessárias, faça o cálculo para chegar a um valor justo. Você pode baixar um modelo de planilha para oficina, com os cálculos automatizados  para oficinas mecânicas. Além de ser mais prática, essa planilha  pode colaborar na assertividade dos cálculos. 

Agora é com você: monte a sua mecânica móvel 

Montar uma oficina mecânica móvel tende a trazer um bom retorno: basta olhar para o lado para ver como os serviços delivery vem aumentando dia após dia. Além disso, é um modo de se destacar diante da concorrência.

Procure deixar sempre a sua oficina mecânica organizada, afinal, esse será o seu cartão postal assim que chegar até o cliente. Provavelmente ele vai estar presente e vai observar a sua oficina móvel. Esse ramo é ainda pouco explorado, mas vem chamando a atenção dos clientes que prezam por mais comodidade. Outra boa notícia é que eles estão dispostos a pagar um pouco mais para não precisar se deslocar até uma oficina mecânica.