Diagnóstico automotivo e solução: Citroen C3 1.4 8V não entra em funcionamento

dois reparadores realizando diagnóstico automotivo e solução dentro de um carro

Atualizado em 9 de novembro de 2023

Confira um caso de diagnóstico automotivo e solução na prática, realizado pela equipe do Simplo.

Um veículo Citroen C3 1.4 8V chegou na oficina de reboque, ao realizar a entrevista consultiva, o cliente informou que após derrubar a chave foi acionar a partida do motor, mas ele não entrou em funcionamento.

Primeiros passos: estudo de caso Citroen C3 1.4

Com essa valiosa informação, o reparador utilizou o scanner e verificou se havia a presença de algum código de falhas que pudesse auxiliar no diagnóstico.

Entretanto, ao fazer a varredura nos módulos de controle, constatou que não havia nenhum código.

Dando continuidade ao diagnóstico, ele deu partida no veículo e observou que não havia centelha nas velas, o que poderia ser causado por problemas na bobina, ou em sua alimentação e sinal de controle vindo da unidade de comando do motor.

A fim de identificar a origem da falha, foi realizada a medição da alimentação da bobina. Para tanto, foi utilizado o esquema elétrico para identificar os pinos de alimentação, como mostra a figura a seguir.

diagnóstico automotivo e solução, imagem de um esquema elétrico dos pinos de alimentação

Ao realizar a medição, ficou confirmado que estava chegando 12V no pino 4 da bobina.

Dando sequência às verificações, constatou-se que o módulo de controle do motor não estava enviando os pulsos de controle da bobina através da seus pinos P/H3 (controle dos cilindros 2/3) e P/G3 (controle dos cilindros 1/4).

Consulta do esquema elétrico do sistema imobilizador

Feito isso, o reparador consultou o esquema elétrico referente ao sistema imobilizador para entender seu funcionamento e as ligações entre os componentes.

Tendo em vista que o problema começou após o cliente ter derrubado a chave.

Confira a seguir, o esquema elétrico do imobilizador:

Solução do problema

Após analisar o esquema elétrico com bastante atenção, a conclusão é que se na queda da chave houve dano ao transponder ou ele se separou da chave, não haverá liberação da partida do veículo.

Para confirmar esse tese, foi utilizado, novamente, o scanner para ver os parâmetros do módulo imobilizador.

Ao ler as informações do scanner, identificou-se que o veículo estava no estado bloqueado, confirmando a suspeita que o problema estava no sistema antifurto do veículo.

Dessa maneira, foi feita uma inspeção na chave do veículo para comprovar que, ao cair no chão o transponder havia saído de seu alojamento.

O técnico solicitou a chave reserva do veiculo ao cliente e deu partida, imediatamente o motor entrou em funcionamento, confirmando a assertividade do diagnóstico.

Após isso, solicitou ao colega chaveiro para programar um novo transponder para a chave e desta forma, mais um caso de diagnóstico automotivo e solução foi realizado.

Até a próxima!!!