O que é folga axial e radial e como reparar

ilustração da folga axial

Atualizado em 25 de novembro de 2022

Em todos os meios de transporte que utilizam motores de combustão interna, podemos encontrar a folga axial e radial. Isso porque elas são de extrema importância e têm papel fundamental para um bom funcionamento do sistema.

Mas o que é folga axial e radial? A folga axial é quando movimentamos o virabrequim para dentro e para fora, enquanto a folga radial é quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo, buscando folga de bronzinas ou mancais. Mas, então, o que é virabrequim?

O virabrequim, também conhecido como árvore de manivela, é mais uma das peças responsáveis pela execução do sistema e está presente no motor de combustão. Para que um carro tenha movimento, é preciso que o motor de combustão de um automóvel queime a mistura de ar e de combustível. Isso somente é possível graças a energia gerada dessa queima que se transforma em torque, força motriz responsável por essa capacidade de movimentar o veículo.

Como funcionam a folga axial e radial do virabrequim?

A folga axial é aplicada entre os eixos de maneira perpendicular. No momento da retífica, alguns componentes receberão folgas, tais como: eixo virabrequim, eixo comando de válvulas, eixo auxiliar do distribuidor, balanceiros de válvulas, bielas e engrenagens auxiliares.

Ilustração da folga axial
Imagem da folga axial

Essa folga existe para que as laterais dos mancais não entrem em atrito e, por isso, devem seguir as tabelas recomendadas pelos fabricantes. Elas devem ser seguidas à risca em retífica de motores, uma vez que o motor é uma máquina térmica e pode acabar esquentando além do limite tolerado.

Já a folga radial é o espaço existente que há no processo de acoplar uma determinada peça em um mancal. É importante dizer que entre o mancal do bloco do motor e os colos do virabrequim existem casquilhos (chamados de bronzinas) e, acima deles, o virabrequim.

ilustração da folga radial
Imagem da folga radial

E você pode estar se perguntando: o que é bronzina? As bronzinas são mancais de deslizamento que servem para reduzir o atrito e colaborar com o virabrequim e com as bielas. As bronzinas são peças bipartidas, que possuem um canal de formato longitudinal para a lubrificação.

No caso da folga radial, as bronzinas são rodeadas pelo virabrequim, que faz seu trabalho sem encostar nelas. Nesse espaço vazio, há o preenchimento de lubrificantes especiais como o óleo de ligas, por exemplo.

Todas as tabelas de medidas de bronzina, as tabelas de medidas de virabrequim, de folga no virabrequim e demais tolerâncias estão presentes no manual de motores Simplo, tanto para a linha leve como para a linha pesada. Para saber mais, acesse nosso site e entenda como o Manual Simplo Automotivo pode ajudar da sua oficina.

Como reparar problemas no virabrequim?

Por vezes o virabrequim pode apresentar um desgaste grande, o que pode gerar problemas sérios para o sistema automotor como um todo. Um dos problemas é o rompimento da peça, que fará, eventualmente, o carro parar. Mas a gravidade está também no fato de que uma vez o virabrequim danificado, há a criação de atrito contra as bronzinas e as bielas, que pode empenar com o passar do tempo.

Nesse caso, em que há o desgaste do virabrequim, uma das soluções é retificar os colos e analisar as folgas axiais da peça. No caso de o eixo estar empenado, o profissional responsável pelos reparos de mecânica pode reverter esse problema usando processos adequados.

Entretanto, a melhor forma de resolver essa questão é substituir imediatamente a peça. A reposição de um produto de qualidade, seguindo os protocolos rígidos de instalação, garante um desempenho muito melhor do que apenas o reparo. Isso vai possibilitar a economia de combustível e evitar que outras peças do motor também se desgastem.

Além disso, é sempre importante ficar ligado quanto à lubrificação do virabrequim, já que ela é responsável pela sua performance de alta eficiência. Outro fator importante que merece atenção são as folgas. Elas precisam estar nos níveis adequados segundo os fabricantes. A folga axial e radial possui diferentes tamanhos de espaço vazio. A folga C3 é o maior deles, mas, além dela, existem outras indicações de folga, como as C2, C4, C5 e C9NA.

Folga C3

A folga, como dito, é uma folga interna, cuja característica é ser maior que a normal. Essa folga pode ser encontrada em rolamentos, antes de serem montados no alojamento e/ou no eixo.

Abaixo a tabela de folgas de rolamentos, considerando um rolamento rígido de esferas tamanho 6000, com dimensões de anel interno de 10mm, anel externo 26mm, largura 8mm.

Folga C2Folga normalFolga C3Folga C4Folga C5
Folga MínimaZero micrômetros2 micrômetros8 micrômetros14 micrômetros20 micrômetros
Folga Máxima7 micrômetros13 micrômetros23 micrômetros29 micrômetros37 micrômetros

Os valores acima podem variar conforme o tipo e o tamanho do rolamento. Isso deve ser verificado nas tabelas do Manual de Motores Simplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *