Freio a motor: como funciona? Veja aqui!

Atualizado em 24 de abril de 2021

O freio a motor é um recurso muito conhecido para quem vive no universo dos caminhões. Optar por usá-lo é de extrema importância para a segurança dos condutores e da carga, pois ao ativar os mecanismos das marchas de força, se tem controle sobre o peso do veículo em uma descida, aumentado a tração e frenagem do veículo.

No entanto, é importante recorrer a ele só em alguns casos, como em grandes declives e tráfegos muito lentos. Estar atento ao giro do motor é fundamental para não ter problemas com temperatura do veículo, por isso, o indicador deve sempre permanecer na parte azul do painel. Outro detalhe que deve ser levando em conta, é que este freio só pode ser acionado se o câmbio estiver engrenado e não em ponto morto.

Vantagens do Freio a motor

Suas vantagens são percebidas na economia de combustível, pois você acaba por diminuir a aceleração, e na conservação de componentes da caixa de câmbio e dos freios, que são um pouco menos exigidos, ao contarem com esse auxílio.

Além disso, ao contrário do que se pensa, usar o freio a motor não prejudica os coletores, nem desenvolve problemas para sugar o óleo do cárter ou danifica o motor. Se as trocas de marcha forem feitas nos momentos certos e a temperatura controlada e respeitada, o efeito pode ser até o contrário.

Como garantir o bom desempenho do freio a motor

Para colher o melhor desempenho deste recurso, é importante que os componentes do sistema de embreagem não estejam danificados. A água e o óleo do motor também devem estar em dia, e claro, as pastilhas de freios e pneus devem apresentar bom estado, para não sobrecarregar o motor. Com certeza o conjunto da obra fará com que você colha o melhor da sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *