Freio auto-hold: explicação do funcionamento

Imagem do freito auto-hold no painel

Atualizado em 16 de março de 2023

Os freios auto-hold são uma inovação interessante e estão se tornando cada vez mais comuns entre todos os fabricantes. Por isso, falaremos como é o seu funcionamento e por que ele se tornará um item indispensável no trânsito das nossas cidades.

Imagem do botão auto hold no carro

De todas as novas tecnologias lançadas nos últimos anos, desde sistemas de condução semi-autônoma à sistemas de infoentretenimento, uma das tecnologias mais subestimadas e menos faladas é o Auto-hold. Um sistema tão simples e direto, que é admirável saber que tenha demorado tanto tempo para se popularizar.

O sistema Auto-hold é acionado quando o carro está parado em uma sinaleira ou em algum local de parada obrigatória, freando o veículo tanto em subidas quanto em descidas durante o tempo que for necessário, seja dez segundos, um minuto ou mais. Para que isso aconteça, o motorista apenas precisa pisar no freio com o sistema acionado.

Para que o freio seja solto, basta o condutor pisar no pedal do acelerador, e o carro será liberado para andar novamente.

O sistema é perfeito para pessoas que enfrentam grandes engarrafamentos, onde os motoristas gastam muito tempo com o pé no freio.

Imagem ilustrativa de um carro em engarrafamento

Clientes, como os da montadora Mercedes, já estão acostumados com o sistema há algum tempo, já que a montadora implantou os freios de retenção automática a mais de uma década.

Enquanto os primeiros freios Auto-hold trabalhavam exclusivamente com câmbios automáticos, os sistemas mais modernos já atuam com câmbios manuais. Em sua maioria atuam juntamente com o sistema ESP (controle eletrônico de estabilidade) e o sistema de freios ABS em conjunto. Nos modelos das VW, Audi, SEAT e Skoda, háum sistema Auto-hold diferente, pois ele retém na memória da central a última pressão aplicada no freio, e por isso, para que ele funcione corretamente, o melhor é aplicar uma boa dose de pressão no freio antes de acionar o sistema.

Vale ressaltar que existe uma grande diferença em relação ao sistema Hill hold, ou mais comumente chamado de sistema de auxílio de partida em rampa. Neste sistema, os freios só manterão o carro parado por alguns segundos enquanto o motorista arranca o veículo.

Para exemplificar o funcionamento do sistema, usaremos o esquema elétrico do manual de injeção eletrônica do Ford Fusion 2.5 2017 em diante, encontrado no sistema SIMPLO.

Após acionado o pedal do freio, o interruptor fecha contato e manda um sinal para a BCM (Módulo de controle da carroceria) que controla o módulo do ABS, atuando nos freios.

Imagem ilustrativa do manual Simplo

Quando o pedal do acelerador for acionado, irá mandar um sinal para a central:

Sensor de posição do pedal do acelerador, representando no manual Simplço

O módulo do motor, interpretará e se comunicará com a BCM, que por sua vez comandará a liberação dos freios.

Todas as informações do freio auto-hold e outros estão presentes nos manuais Simplo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *