Melhores marcas de scanner automotivo. Veja a lista dos tipos e linhas

melhores marcas scanner automotivo

Atualizado em 31 de maio de 2021

Conheça as melhores marcas de scanner automotivo. Este equipamento é fundamental para o diagnóstico automotivo. O que um reparador levaria horas para descobrir testando individualmente cada sistema, um scanner automotivo completo pode fazer em minutos.

Veja as marcas de scanners automotivos mais vendidas.

Melhores marcas de scanner para carro

De acordo com o nosso consultor técnico, Laerte Rabelo, são oito marcas consideradas as melhores, sendo algumas nacionais e outras importadas:

Marcas brasileiras de scanner automotivo

  • Raven
  • Tecnomomotor
  • Napro
  • Alfatest.

Marcas internacionais de scanner automotivo

  • Launch
  • Autel
  • Sun
  • Texa

Agora vamos abordar cada uma das marcas brasileiras citadas acima.

Raven

Atualmente a Raven está produzindo a sua terceira geração de scanner, sendo três modelos diferentes:

  • scanner 3
  • scanner 3 Starter
  • Scanner 3 Scope

Essas variações podem vir com ou sem uma tela inclusa. Caso adquira apenas o aparelho scanner automotivo, deve conectá-lo a tela do celular, tablet ou PC.  A versão Scope vem com um osciloscópio de 3 canais. 

Uma das diferenças que se destacam na Raven, é a cobrança de um valor mensal para atualização do sistema. Em contrapartida, o preço de um scanner automotivo desse modelo costuma ser mais barato do que a concorrência.

Fonte: site Raven

Tecnomotor

A Tecnomotor comercializa vários produtos e, entre eles, diversos modelos de Scanner. O mais popular é o scanner automotivo Rasther 3. Ele tem preço único de compra e a cada seis meses é disponibilizada uma atualização, cuja aquisição não é obrigatória. O aparelho é mais robusto e já vem com a tela inclusa. 

Fonte: site Tecnomotor

Napro

A Napro oferece 3 modelos. São eles:

  • PC-SCAN3000
  • PC-SCAN7000
  • PC-TRUCK

O PC-SCAN3000 faz diagnóstico em veículos Ciclo Otto (gasolina/flex) e diesel leves. Já o PC-SCAN7000 atende as mesmas linhas do anterior, mais a linha diesel pesada.

O PC -TRUCK é um scanner específico para linha diesel, seja leve e pesada.  

A diferença da marca se destaca nos modelos: são peças menores e não possuem tela, que deve ser comprada a parte ou plugada em um computador.  Dependendo do modelo adquirido, ele pode ser conectado via bluetooth ou cabo.

Fonte: site Napro

Alfatest

Entre os produtos Alfatest, encontramos quatro tipos de scanner:

  • Kaptor V4
  • Kaptor Pad 2
  • Maxidas DS808
  • Maxidiag MD808 PRO

Eles se destacam pela diferença física entre os modelos, diferenciando-se das demais marcas que normalmente possuem um ou dois modelos. Cada modelo tem funções específicas, de acordo com a necessidade do reparador. 

Segundo consta no site, o aparelho Maxidiag MD808 PRO disponibiliza todas as suas atualizações gratuitas.

Fonte: site Alfatest

Sun

A linha de scanner automotivo Sun se destaca pelos modelos PDL. Aqui temos exatamente o oposto dos scanners Alfatest: a forma física dos modelos é igual: trata-se de um tablet mais robusto. A diferença entre eles é encontrada apenas no sistema e em algum conector. 

Inclusive os nomes são similares:

  • PDL 5600
  • PDL 4100
  • PDL 3600

Além de um design arrojado, a Sun promete aparelhos rápidos, com bom desempenho e precisão. São as qualidades necessárias para um bom diagnóstico eletrônico automotivo.

O modelo PDL 5600 conta, inclusive, com osciloscópio e multímetro.

Fonte: site Sun

Marcas internacionais de scanner profissional automotivo

Além desses modelos nacionais, Rabelo recomenda outras quatro marcas, são elas:

Launch

A chinesa Launch,foi fundada em 1992, hoje possui uma filial no Brasil. É especializada em diversos equipamentos de diagnóstico automotivo. Entre eles o scanner é claro.

Assim como a Sun conta com um modelo de tablet robusto. Segundo o site da Launch esse é o scanner mais vendido do mundo. A marca promete que um dos seus produtos, o modelo X-431 PAD V, exerce todas as funções da última tecnologia de scanner e ainda conta com atualizações únicas.

Entretanto, o aparelho é um pouco complexo e exige certos conhecimentos técnicos.

Fonte: site Launch

Autel

A estadunidense Autel possui uma ampla variedade de scanners e conta também com site próprio para a venda dos seus produtos. Por meio dele é possível importar os produtos ao Brasil.

Os múltiplos modelos da Autel proporcionam ao reparador adquirir um aparelho conforme a sua necessidade.

Fonte: site Autel

Texa

Enquanto a Launch diz fabricar o scanner mais vendido do mundo a italiana Texa afirma ser a marca líder mundial em produtos para diagnósticos automotivos.

Foi fundada em 1992 e hoje está em expansão na América do Sul. Entre seus scanners encontramos o modelo Axone Nemo 2. É um aparelho bem completo e pode atender a diversos meio de transportes motorizados: carros, caminhões, motocicletas, veículos agrícolas, barcos. O site ainda afirma que o aparelho é projetado para trabalhar diversas horas consecutivas em condições extrema de uso.

Fonte site da Texa.

Qual é o melhor scanner automotivo?

Em virtude de diferentes especializações e prestações de serviços cabe ao reparador avaliar cada produto e marca para definir qual o melhor modelo ou a melhor marca de scanner automotivo para a sua oficina.

Conexão do scanner automotivo: fique atento ao obd2

Um scanner para diagnóstico veicular é conectado ao carro por um cabo. No Brasil, por muito tempo houve um problema para trabalhar com scanner automotivo: cada montadora tinha o seu próprio modelo de conector.

Com isso, uma maleta de scanner mais completa vinha com cerca de 20 conectores diferentes para poderem se adaptar a cada fabricante.  

Rabelo conta que, no início dos anos 2000, a maioria das montadoras padronizaram seus veículos com o conector obd2. Esse mesmo conector passou a ser exigido por lei em novos carros a partir de 2010. 

Hoje em dia, novos scanners automotivos multimarcas vêm apenas com a entrada obd2. Para fazer diagnóstico em carros mais antigos, é necessário adquirir um adaptador, que pode ser encontrado em lojas online. 

Fonte: billionhands.com via Pinterest 

Após o diagnóstico de falhas pelo scanner, muitos dos erros são sinalizados por códigos de falhas. Nosso Manual de códigos de falhas disponibiliza um arquivo com mais de 10 mil códigos de erro, explicando o significado e fornecendo instruções de reparo para cada um.