Diferenças do óleo do câmbio automático para manual

Atualizado em 25 de novembro de 2022

Como nos motores, o câmbio/transmissão também utiliza o óleo lubrificante para resguardar as peças móveis do desgaste provocado pelo atrito entre as mesmas, durante o funcionamento do veículo.

Quando falamos dos câmbios manuais, os veículos produzidos atualmente não necessitam da troca de óleo, já que as tecnologias dos lubrificantes e das transmissões evoluíram de tal forma que se conservam durante toda a vida útil do sistema. Assim, somente é necessário fazer a troca se há vazamentos ou por acaso ocorrer algum reparo na transmissão.

Nos câmbios automatizados, que utilizam embreagem e engrenagens assim como no câmbio manual, mas que são acionadas por atuadores elétricos ou eletro-hidráulicos, o óleo tende a durar durante toda a vida útil do sistema.

No entanto, quando falamos em câmbios de dupla embreagem empregados geralmente em modelos esportivos ou em carros de algumas montadoras de luxo, o óleo demanda de uma troca periódica, já que por conta do atrito dos discos, pode ocorrer a contaminação desse fluído. Nestes casos, é importante salientar, que cada fabricante estabelece um período específico de troca.

Os câmbios automáticos, diferentemente dos outros câmbios já citados, demandam da troca periódica do óleo da transmissão, embora os intervalos de substituição sejam razoavelmente maiores que os do motor. Segundo Burin (2018), a transmissão automática utiliza de discos de fricção, que estão imersos em óleo, assim como o conversor de torque que o utiliza em seu interior. Esse atrito pode provocar a contaminação do óleo por fragmentos de metal, por isso deve ser substituído conforme indicado pela fabricante.

O período de troca varia de montadora para montadora, assim como a especificação do óleo utilizado. Elas podem ser feitas em uma quilometragem previamente determinada, ou se for constatada a necessidade de serviço. Por isso, a checagem requer atenção por parte do proprietário do veículo.

No manual Lubritec da ferramenta SIMPLO, estão disponibilizados os dados de óleo e quantidade das transmissões das principais montadoras mundiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *