Pesquisa de satisfação do cliente em oficina mecânica: dicas e modelo gratuito

imagem fundo branco escrito em azul modelo de pesquisa de satisfação para oficina mecânica

Atualizado em 27 de agosto de 2021

Ouvir o seu público é fundamental para entender os pontos fortes e fracos da sua reparadora. Uma dica muito valiosa é realizar uma pesquisa de satisfação do cliente em oficina mecânica.


Neste texto vamos disponibilizar gratuitamente um modelo de questionário sobre a qualidade no atendimento ao cliente. É só baixar e aplicar na sua reparadora.

Por que fazer um questionário de pesquisa de satisfação de serviços?

Estudar sobre atendimento ao cliente na oficina mecânica pode parecer desnecessário e até sem sentido algum, já que o foco são consertos e manutenção preventiva, por exemplo.


Porém, dominando as técnicas certas e desenvolvendo um questionário de satisfação de qualidade, você terá muito sucesso. Assim, conseguirá corrigir as falhas e aprimorar o que está funcionando bem.


Um dos principais questionamentos de donos de reparadoras é: como medir a qualidade no atendimento ao cliente? A resposta é simples. Aplique um questionário e entenda o que está certo e errado na sua oficina mecânica.


É importante fazer um planejamento antes de sair por aí perguntando várias coisas sem catalogar e ter um cuidado com a informação.

O ideal é estabelecer no máximo 5 perguntas. Entre elas, algumas de múltipla escolha e pelo menos uma de escrita livre, para que o cliente escreva sugestões e dúvidas.

Qual o melhor canal para fazer a pesquisa de satisfação?

Tudo vai depender do seu público, idade e proximidade com o mundo digital. Por exemplo, se o seu cliente já entra em contato pelo Whatsapp e agenda as revisões e reparos pelo seu site, envie o link de um formulário.


Outra forma de aplicar o questionário é deixá-lo impresso na sua bancada. Após o atendimento, solicite que o seu cliente preencha o formulário.

Checklist para um bom atendimento

Para lhe ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente, nós desenvolvemos um checklist para um bom atendimento. Confira o passo a passo:

  • 1) Apresentação: informe o seu nome e o seu cargo; pergunte o nome do seu cliente. Assim, você estabelece uma relação mais próxima com a pessoa e a conversa vai fluir melhor;
  • 2) Identifique qual o problema: faça perguntas para entender a questão e quais soluções você pode oferecer por meio dos seus serviços;
  • 3) Esteja disposto a resolver o problema: nada mais desgastante que ser atendido por alguém que não está com vontade de lhe ajudar; seja amigável e empático;
  • 4) Informe quanto tempo levará e o orçamento: é importante ter informações claras e objetivas.

Além desses passos, é importante não deixar o cliente esperando por muito tempo. Por isso, reduza o tempo de espera e dê respostas o mais breve possível.


Seja honesto e não prometa algo que você não poderá cumprir! É melhor recusar um serviço que não conseguir entregá-lo e comprometer a sua reputação.

5 pilares da qualidade no atendimento ao cliente

Existem princípios do bom atendimento, ou seja, algumas práticas que você deve adotar para que o seu cliente esteja satisfeito e recomende o seu serviço a outras pessoas. Confira:

  1. Comprometimento
  2. Empatia
  3. Foco na solução e necessidade do cliente
  4. Organização e cumprimento dos prazos
  5. Encante seu cliente

Seguindo os 5 pilares da qualidade no atendimento ao cliente você entregará um bom serviço, e conquistará a fidelidade e confiança do seu cliente.


Além disso, provavelmente ele irá indicar o seu trabalho para outras pessoas.

Esteja atento ao mercado!

É importante estar atento às tecnologias e aos hábitos dos seus clientes. Por exemplo, hoje a maioria dos estabelecimentos trabalham com agendamentos on-line e plataformas como o WhatsApp.


Mantenha-se atualizado nas novidades não só do seu ramo, e acompanhe o seu público para não ficar ultrapassado.

No blog do Simplo, você encontra informações sobre atualizações do mercado, ideias para ter uma oficina mecânica inovadora, e muito mais!

Baixe gratuitamente o modelo de pesquisa de satisfação para oficina mecânica

Desenvolvemos um modelo completo com perguntas para pesquisa de satisfação para que você consiga entender o seu público e oferecer um serviço cada vez melhor. Para baixá-lo, é só clicar na imagem abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *