25 ideias para oficinas mecânicas inovadoras

ideias para oficinas

Atualizado em 24 de abril de 2021

Quando colocadas em prática, as ideias para oficinas mecânicas podem fazer uma grande diferença na oficina, principalmente no bolso do proprietário. Além disso, novidades para oficinas mecânicas estão sempre surgindo junto com a evolução tecnológica que acompanha o setor automotivo.

Pensando nisso, abordamos nesse artigo ideias criativas para oficinas automotivas que pretendem expandir. Mas antes de ir a elas, vamos imaginar a seguinte situação:

Dois taxistas, Flávio e Henrique. Eles adquiriram os veículos novos na mesma época. Henrique sempre manteve a manutenção em dia e lavava o carro com frequência, enquanto Flávio sempre dava um jeitinho, afinal não tinha dinheiro para gastar com aquilo.

Com a chegada da tecnologia e o surgimento de carros mais econômicos e seguros, Henrique decidiu trocar de veículo e se adaptar aos apps para dar mais segurança e conforto para seus clientes. Enquanto isso, Flávio continuava economizando.

Um deles teve sérios problemas financeiros, enquanto o outro prosperou.

Na oficina não é diferente, é necessário se adaptar aos novos tempos, caso não queira ficar para trás.

Criamos uma lista com 25 ideias para oficinas mecânica modernas:

Pense em uma fachada de centro automotivo.

1. Fachada de oficina mecânica

Não é ideal conter apenas o banner do nome da sua oficina, afinal a fachada juntamente com o logo e as cores formam o cartão postal da mecânica. Uma folhagem já dará indícios que a sua pode ser ecologicamente correta.

Além disso, caso tenha espaço na parede externa, uma pintura de um carro, motor, ou alguma outra referência automotiva vai ganhar olhares de quem passar pela frente, se tornando assim, um ponto de referência na região.

2. Ideias de logo para oficina mecânica

Antes de tudo você já deve ter em mente as cores para a oficina mecânica e o nome definido. Caso não tenha, a gente sugere que você consulte um profissional da área publicitária para lhe auxiliar.

Do mesmo modo, um designer seria a melhor opção para criar um logo profissional. Agora, se não for possível, existem outros meios como as plataformas Shutterstock e Canva. Apesar de serem mais baratas ou ter o acesso gratuito por algum tempo, essas plataformas são bem limitadas.

Lembre que a identidade visual é um dos principais componentes da marca. Cores mal elaboradas ou um logo fraco não vão ter o resultado esperado perante os clientes. Lembra da nossa história do começo no texto? É fundamental ser o Henrique nesse momento.

3. Plantas e flores na parte interna

Pode ser uma folhagem maior naqueles vasos e/ou fixas na parede. Em um ambiente de concreto, latas, motores e óleo, colocar um pouco de natureza vai trazer um ambiente mais saudável. Além disso, reforça a dica anterior sobre mostrar para o cliente que ele está em uma oficina ecológica.

4. Oficina automotiva ecológica

Uma mecânica deve, no mínimo,  manter o descarte correto das peças e dos fluidos. Já a mecânica ecológica vai além. Para lavar as mãos, por exemplo, pode ser usado um tanque fechado e a água estocada pode ser usada para a primeira lavagem das peças.

Ainda vinculado a lavar as peças, quando lavadas  com óleo coe para que o mesmo possa ser usado mais vezes, pode ser até mesmo com um pano. E quando o óleo ficar inutilizável o armazene em tonéis para que o descarte ou reciclagem seja feito corretamente.

5. Descarte correto dos resíduos

Essa é uma das principais obrigações de qualquer oficina mecânica. Os resíduos devem ser separados adequadamente de acordo com normas estabelecidas pela secretaria do meio ambiente da sua cidade.  A maioria dos resíduos podem ser reaproveitados e até mesmo vendidos para empresas que reciclam esse tipo de produto.

No nosso artigo Descarte de resíduos de oficina mecânica: como fazer da maneira correta, você pode ficar por dentro de como essa seleção deve ser feita.

6. Armazene água da chuva.

A água da chuva desce pelas calhas e acaba sendo desperdiçada. Essa água pode ser captada e armazenada em uma caixa d’água e assim, direcioná-la à descarga do banheiro e ao tanque mencionado no item 3.

7. Telhado transparente.

Caso sua oficina esteja em um pavilhão ou tenha contato direto com o telhado coloque algumas folhas de brasilit transparente. No final do mês a conta de luz será mais barata.

8. Recepção acolhedora

Alguns serviços rápidos, como a troca de óleo, não há a necessidade de deixar o veículo na oficina. Enquanto o cliente aguarda é importante que ele se sinta confortável. Deve no mínimo ter uma cadeira boa.

Mas se houver um sofá com algumas revistas falando de carros? Ou melhor ainda: uma televisão com programas automotivos?

9. Decoração para oficina mecânica

Um dos segmentos que mais trabalha com ambientes temáticos são as lancherias, e elas normalmente ficam lotadas. Um ambiente temático é mais receptivo e fica  gravado na memória do cliente.

Escolha um tema que lhe agrade e deixe a oficina com uma “cara nova”. No setor automotivo, uma das decorações mais usadas é parte do reaproveitamento de peças, como um relógio feito a partir da roda do carro, ou um banco feito de pneus, por exemplo.

10. Wifi e carregador

Nos dias atuais o celular é indispensável, mas se estiver sem bateria ou sem acesso a internet é praticamente inútil. Enquanto espera o seu veículo, o cliente pode precisar de uma ou das duas opções. Você não é obrigado a fornecer, mas caso disponha essa comodidade ao cliente, certamente ele sairá grato.

11. Cafezinho, biscoito e bala

Eis outra comodidade para quem está esperando. Esses “mimos” ajudam o tempo a passar mais rápido, afinal, ninguém gosta de esperar. Além disso, o paladar vai gerar uma memória afetiva em seu cliente, o que é mais um ponto positivo para gerar fidelidade.

12. Parcerias para economizar o tempo do cliente

Quando estamos sem o carro dependemos de carona e transporte público, seja ônibus, metrô ou carros de aplicativos. Logo, é melhor ficar sem o carro um dia do que dois ou três dias no decorrer do mês.

Fazer algumas parcerias com estética automotiva, ou entre uma oficina mecânica e uma auto elétrica, por exemplo, dará ao cliente a opção de contratar um pacote. Assim sendo, o cliente vai ficar sem o carro um único dia e tendo dois ou três serviços prestados. E claro, para isso acontecer fica a cargo dos prestadores dos serviços levar o carro de uma oficina para a outra.

Além disso, essa parceria poderá lhe trazer novos clientes.

13. Leva e traz

Ter que sair durante o expediente ou passar na oficina após o horário de trabalho pode trazer algum transtorno para o cliente, mediante outros compromissos ou simplesmente porque ele quer ir para casa descansar.

Caso você ofereça um serviço onde busca o carro do cliente, faz a manutenção e depois o devolve, pode ser um grande diferencial diante dos seus concorrentes.

14. Mecânica móvel

Caso o carro do seu cliente falhe no meio do caminho e ele ligue pedindo ajuda, você vai poder ajudar ou ele vai ter que ligar para o seu concorrente? Contar com um pequeno furgão como uma Fiorino ou uma van equipada tem outras vantagens.

A prestação de serviço a domicílio está cada vez mais em alta. Alguns reparos podem ser feitos na casa do cliente, basta levar a oficina móvel até ele. Só não esqueça de deixar o local limpo e armazenar adequadamente o óleo e as peças trocadas.

Ao optar por essa ideia, sugerimos que leia o nosso artigo Como montar uma mecânica móvel.

 15. Cupons de descontos

Um dos grandes sucessos das franquias de oficinas mecânicas americanas são os cupons de descontos. Na hora de entregar o veículo para o cliente você pode dar a ele um cupom de desconto para a próxima manutenção. Isso ajudará na fidelização do cliente.

16. Redes sociais

As redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, são uma maneira do cliente se lembrar de você. Para isso acontecer, é importante manter o perfil ativo com postagens recorrentes. Podem ser informativas, como a importância da troca de óleo, ou curiosidades do mundo automotivo.

17. Google

Já ouviu aquele ditado: quem não está na internet não existe? O Google permite que você cadastre sua empresa de forma gratuita adicionando endereço, telefone para contato e horário de funcionamento.

Certamente você já usou essa ferramenta para encontrar alguma loja ou prestação de serviço que necessitou. Quem precisar de mecânico também vai recorrer ao Google. Saiba mais por meio do nosso artigo marketing para oficina mecânica.

18. PIX e cartão de débito e crédito

Disponha a maior facilidade possível ao seu cliente sem correr o risco de levar um calote. Dispondo do Pix, cartão de crédito e débito o cliente vai ter três opções, inclusive para parcelar a conta se for necessário.

O Pix certamente é a melhor opção para quem recebe, afinal não tem a taxa do cartão. Mas evite insistir ou forçar o cliente a pagar por esse meio, se ele se sentir desconfortável pode não voltar.

19. Venda de produtos automobilísticos

Esse é um meio de aumentar o seu lucro. Destine um espaço na oficina, de preferência próximo a área de recepção, para expor alguns produtos automobilísticos à venda, como carregadores de celular, limpa vidro, aromatizador, entre outros.

Nós temos um artigo que fala exclusivamente sobre o que vender para aumentar o lucro na oficina mecânica.

20. Desenvolva técnicas de venda.

Independente de você aderir ou não a opção acima, técnicas de venda lhe ajudarão a ganhar a simpatia do cliente. Todas as vezes que entra alguém em sua oficina solicitando um orçamento nasce uma necessidade: vender o seu serviço para ele. Caso ele não goste de você, irá levar o carro para consertar em outro lugar. 

21. Ficha de cadastro

É impossível guardar tudo na memória. Ter uma ficha de cadastro contendo o  modelo do carro, telefone e histórico de reparos fará toda a diferença no momento em que o cliente deixar o carro em sua oficina.

Mostre para seu cliente que você sabe quando ele esteve ali pela última vez e o que foi feito. Desse modo, ele vai se sentir mais seguro e você terá mais facilidade para consertar e conhecer o histórico do carro que está em suas mãos.

Sobre esse assunto nós também temos um artigo que fala sobre, com ele você vai saber exatamente como fazer a ficha de cadastro.

22. Capacitação e administração

Com a constante evolução dos automóveis é necessário cursos de capacitação para evitar ficar para trás no mercado. 

Além disso, se você for proprietário da oficina, é fundamental que você tenha noções administrativas. Existem cursos técnicos e básicos nessa área, sendo que muitos deles podem ser feitos online.

23. Fique a frente do mercado: carros elétricos

Carros elétricos são uma realidade cada vez mais próxima, logo vamos contar com eles no nosso dia a dia. Assim como ocorre hoje, carros novos possuem garantia e apenas oficinas credenciadas podem atendê-los.

Você pode se preparar desde já para esse mercado, buscar contatos, especializações e consultar a viabilidade para tornar a sua oficina uma credenciada para carros elétricos.

24. Pergunte a si mesmo: como eu posso inovar?

Certamente você viu muitas ideias para oficina mecânica, seja na internet, na conversa com os amigos, no concorrente ou em algum outro meio. Nesse momento já está pensando em quais aplicar. Essas ideias são muito válidas e provavelmente já tem alguém aplicando e ganhando dinheiro com isso.

Mas agora te desafiamos a buscar dentro da tua experiência alguma ideia, que ninguém mais tenha tido. Talvez a solução para um problema que vem enfrentando, ou algo que chame, positivamente, a atenção do seu cliente ao ponto dele te elogiar aos amigos dele.

25. Manuais Técnicos

Os manuais técnicos são fundamentais para obter um bom diagnóstico do carro. Com ele é possível entender o mecanismo de cada carro para fazer os reparos necessários. Os manuais Simplo, por exemplo, contém o acervo mais completo da América Latina e podem ser acessados online.

Esperamos que essas ideias para oficinas mecânicas possam lhe ajudar a expandir o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida, ou tem alguma outra ideia? Interaja com a gente nos comentários abaixo.