Fachada de oficina mecânica: 5 ideias diferentes

fachada de oficina mecânica amarela e com detalhes em vermelho

Atualizado em 26 de agosto de 2021

Abrir uma reparadora e mantê-la funcionando por muitos anos requer uma coisa muito importante: atualização constante. Antes de você escolher a melhor fachada de oficina mecânica, precisamos ressaltar a importância de um planejamento e de uma identidade visual para o seu ambiente.

Quais as melhores cores para fachada de oficina mecânica?

Não existe uma regra para escolher a melhor cor, o importante é que ela comunique a sua ideia e tenha a ver com a sua marca e o seu propósito.


A grande maioria das reparadoras utiliza o amarelo e o vermelho que, segundo o livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller, transmitem espontaneidade, alerta – mesmas cores de placas de sinalização – e são mais visíveis a distância. Além de expressar otimismo, força, dinamismo e potência, características marcantes para o local onde o cliente leva o seu carro para consertar e confia no seu trabalho.

#DicadoSimplício: na hora de criar identidade visual, logotipo, placas e banner para oficina mecânica é muito importante contar com a expertise de um designer gráfico. Nós recomendamos que você procure um profissional especializado para lhe indicar a melhor solução gráfica para o seu estabelecimento.

É importante que tudo siga um padrão visual, seja nos uniformes, na sinalização, decoração e no interior da oficina.

Itens indispensáveis para fachada de centro automotivo

Existem alguns itens fundamentais para que a sua oficina seja moderna e atraia mais clientes. Vamos listar algumas delas:

  • Banner/placa informando o nome da oficina
  • Placa com os principais serviços
  • Logo da oficina
  • Boa pintura
  • Local limpo e bem conservado

Uma ideia interessante, caso você tenha espaço, é aproveitar as paredes para fazer pinturas de carro, motor e peças. Isso comunica do que se trata a sua oficina para quem estiver passando pela rua.

As oficinas mais famosas do mundo seguem esse padrão e utilizam mecanismos e técnicas da publicidade, arquitetura, vendas e design de interiores para potencializar o negócio. Elas têm muito sucesso, pois acreditam que a oficina mecânica ideal é aquela que é organizada, tem um propósito e cuida bem do cliente e seu veículo.

5 ideias diferentes para fachada de oficina mecânica

Coloridas, tradicionais, ousadas ou até mesmo básicas e objetivas. As fachadas para oficina mecânica não seguem uma regra. É possível ter uma fachada bonita e barata que combine com o seu negócio, tudo depende da criatividade e materiais que você vai utilizar.


Nós selecionamos algumas referências de fachadas para você se inspirar. Confira!

1) Fachada com tijolos à vista

Uma opção para a sua oficina mecânica é aproveitar os tijolos vermelhos da construção e aplicar um letreiro luminoso amarelo com o nome ou a sua marca. Esse é um exemplo de fachada limpa e sem muitos adereços. Com certeza quem estiver passando pelo local saberá que ali é a sua oficina.

2) Vintage

Na foto acima, foram utilizados toldos na cor vermelha e uma placa com o logotipo e o nome da oficina mecânica. Um exemplo que segue o estilo clássico e vintage e chama atenção para a fachada. Os vidros grandes contribuem para a iluminação interna e deixam em evidência os produtos comercializados na loja.

3) Tradicional: básico e bem-feito

Muitas vezes fazer o básico bem-feito faz toda a diferença. Esse é um exemplo de banner para oficina mecânica que informa quais serviços são oferecidos. Isso é bem importante, pois quando alguém está buscando reparos automotivos consegue identificar que naquele lugar ele vai encontrar a solução certa.

4) Letreiro luminoso amarelo e cinza

Essa fachada possui mais elementos gráficos, como o desenho de moto e carro, além do nome da oficina mecânica. É interessante observar que os serviços estão descritos nas placas amarelas próximas à entrada.


Lembre-se de deixar as informações claras para quem estiver passando na rua, isso também contribui para a sua oficina mecânica ser encontrada em meio a tantas outras.

5) Contêiner

Outra ideia não só de fachada para auto center, mas para toda a estrutura da oficina mecânica, é o contêiner. Além de ser uma opção sustentável, dá um estilo característico para o seu negócio.


As cores utilizadas foram o amarelo, o preto e o vermelho. Elas são as mais utilizadas nesse setor de reparos automotivos, mas nada impede que você possa criar sua própria identidade utilizando outras cores.

Mantenha-se atualizado com conteúdos de qualidade

Saiba que é possível aumentar os lucros da sua oficina mecânica diversificando o mix de produtos. Para saber mais, leia o nosso texto sobre o que vender na oficina mecânica.

Lembre-se que para ter uma oficina de grande sucesso é importante estar atualizado e por dentro das novidades.

Faça parte da Comunidade Simplo e receba conteúdos sobre o universo automotivos, estudos de caso, material técnico, dicas para sua oficina e muito mais!

2 comments

  1. Moacir Siqueira dos santos

    muito boa essas dica para o reparador, vou aproveitar a ideia e aplicar no nosso centro automotivo, obrigado!

  2. Gigi Automotivo

    Muito interessante, veio a calhar no momento que estou reformando e restruturando tudo por aqui.
    Obrigado pelas dicas foram mi importante pra nós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *