Déficit de mão de obra especializada em híbridos e elétricos no Brasil: como mudar esse cenário?

híbridos elétricos mão de obra

Atualizado em 17 de agosto de 2022

De acordo com estudo do IMI, Institute of the Motor Industry, realizado na Inglaterra, 97% dos mecânicos do país não estão qualificados para trabalhar em carros elétricos.

Uma das áreas que mais necessita capacitação são os sistemas de alta tensão e exigências específicas relacionadas à segurança.

Os 3% restantes, ainda segundo a pesquisa, trabalham nas montadoras de híbridos elétricos.

Os veículos híbridos e elétricos já são realidade no Brasil. A tendência é que a frota aumente cada vez mais com o passar do tempo.

Esse tipo de veículo exige mão de obra especializada na manutenção e diagnóstico.

Por esse motivo, é importante que as oficinas reparadoras estejam prontas para receber os veículos. Para isso, será essencial o investimento em treinamentos e equipamentos específicos para dar conta dessa demanda.

Você, amigo reparador, está preparado para encarar esse novo e promissor mercado?

Continue lendo este texto e confira algumas maneiras de driblar esse problema e se tornar um reparador automotivo de híbridos e elétricos.

Como estar preparado para o mercado de híbridos e elétricos?

Assim como qualquer área da mecânica de veículos, é preciso estar atento às novidades e estar em constante aprendizado.

Hoje os híbridos e elétricos representam um desafio, assim como o câmbio automático foi em anos anteriores.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para você se tornar um especialista em híbridos e elétricos e conquistar esse mercado em potencial.

Literatura técnica

A literatura técnica é muito importante para você, amigo reparador, que quer iniciar em uma nova área ou até mesmo quer otimizar os seus serviços.

Os manuais do Simplo, contém informações testadas e certificadas pelos profissionais. E oferecem agilidade e segurança para o trabalho do reparador.

Em breve será lançada uma linha especial de manuais automotivos para reparo de híbridos e elétricos.

Confira um trecho da aula 4, do Treinamento Mestre Automotivo, com o professor Laerte Rabelo, técnico do Simplo e Tales Domingues, o Dr. Carro falando sobre a importância de investir em literatura técnica.

Equipamentos específicos

Os modelos híbridos e elétricos possuem características construtivas mais modernas. Com isso, será preciso investir em equipamentos específicos para lidar com baterias de tensão maiores, por exemplo.

As oficinas terão que se adaptar para que não aconteçam acidentes causados pelas baterias de alta tensão, que pode chegar a mais de 600 volts.

A preocupação com a segurança e integridade dos reparadores terá que ser redobrada, com a adoção de isolamento de água e demais condutores de energia elétrica, por exemplo.

Capacitação técnica

Agora uma dica imperdível para os reparadores!

A Simplotech, escola de treinamento do Simplo, vai realizar um curso presencial de Introdução de Híbridos e elétricos, nos dias 27 e 28 de agosto, em Eusébio, no Ceará.

Confira o conteúdo do curso:

  • Viabilidade Energética
  • Sistemas de eletrificação
  • Evolução dos motores híbridos
  • Visão geral da estrutura de veículo elétrico híbrido
  • Veículos elétricos com range estendido

Faça sua inscrição pelo Whatsapp e garanta a sua vaga!