Ficha de cadastro de clientes para oficina mecânica

O trabalho de uma oficina começa inevitavelmente pelo atendimento e contato com cada cliente. Essa é talvez uma das principais etapas para que as prestadoras de serviços façam o fechamento da venda e concretizem o negócio

O bom atendimento é a base de qualquer negócio. Nas oficinas mecânicas, muitas vezes, o proprietário é responsável por diversas funções: gerenciar a equipe de trabalho, organizar o fluxo de caixa, delimitar as diretrizes de organização e limpeza, cuidar do estoque, atender o cliente e realizar o serviço em cada veículo.

A boa notícia é que, cada vez mais, a tecnologia está a favor desses profissionais. Para tornar a oficina mais eficiente e cativar os clientes, existe uma série de ferramentas e programas para mecânicos, com intuito de facilitar boa parte dos trabalhos. Os softwares para cadastro de clientes são exemplos disso.

Os softwares são programas que podem ser instalados em computadores da oficina, em celulares ou qualquer outro dispositivo que seja capaz de interpretar e executar suas instruções. Também existem aqueles que são usados de forma online, por meio de um site ou plataforma na Internet, sem precisar de instalação específica.

Tudo é feito para agilizar o serviço, podendo ser aplicado em diversas áreas do seu negócio!

Você pode baixar o modelo pronto da ficha de cadastro ficha de cadastro de clientes para oficina mecânica que nós desenvolvemos.

Clique sobre a imagem e faça o download

Por que fazer o cadastro de clientes da oficina?

O cadastro de clientes serve para você acompanhar a jornada que cada um deles realiza dentro da sua mecânica, além de fazer contato com os mesmos, oferecer novos produtos e criar uma relação mais próxima.

Alguns dados são indispensáveis nesse arquivo:

  • Nome completo
  • CPF/CNH
  • Endereço
  • Data de nascimento
  • Telefone/celular
  • E-mail

Caso seja necessário, e se aplique ao planejamento estratégico da sua oficina, você pode solicitar o contato de redes sociais do cliente, como Facebook ou Instagram. Além disso, é essencial registrar também os dados do veículo do proprietário:

  • Veículo
  • Linha
  • Modelo/marca
  • Placa
  • Cor

Essas anotações ajudam o departamento de vendas, auxiliam na tomada de decisão e na gestão de sua empresa. Toda vez que alguém procura os serviços de reparadores automotivos é importante que haja o registro, afinal um cadastro completo e organizado, com as informações dos clientes, facilita os demais processos.

Vamos te explicar como isso acontece. Confira!

Programas de cadastro para oficinas mecânicas

O mercado automotivo oferece possibilidades que auxiliam na gestão automatizada dos negócios e garantem a organização dos trabalhos. Nós, por exemplo, levamos aos reparadores informações digitais técnicas, de maneira simplificada e completa, por meio dos nossos manuais.

Mas, antes de escolher qual o software ideal para o cadastro de clientes da sua oficina, é importante uma avaliação interna do seu serviço. Em quais atividades você realmente precisa de ajuda? Em quais equipamentos deve investir?

Abaixo nós listamos algumas opções para você usar durante o gerenciamento das ações, especialmente no cadastro e contato com os seus clientes.

Gestão da oficina: 5 softwares que podem te ajudar

1. Oficina Integrada

Um dos mais completos softwares para oficinas mecânicas e uma boa opção para o controle e gerenciamento de reparadoras de veículos. É totalmente online, e pode ser acessado em qualquer computador, tablet ou smartphone. Também disponibiliza uma área para que o cliente consiga acompanhar o andamento dos serviços em seu carro.

Para o cadastro e consulta de clientes da oficina mecânica, o sistema permite visualizar todos as pessoas já cadastradas, adicionar novas e agendar trabalhos. Já nas ordens de serviço, o fluxo do veículo é registrado: o pedido das peças, o envio de notificações para uma nova compra e avisos para que toda a equipe inteira fique atualizada da situação.

Outro ponto interessante está relacionado às vendas, visto que o Oficina Integrada carrega automaticamente as informações do seu cliente quando uma nota fiscal é emitida. Você pode fazer um teste grátis para implementação do mesmo.

2. Oficina Mecânica Premium

A empresa fabricante possui um catálogo de softwares para diversos segmentos de atuação, especialmente do comércio. Para as oficinas há o Programa Oficina Mecânica Premium, ideal para as lojas de reparos gerais que trabalhem com ordem de serviço, vendas de produtos ou orçamentos.

O mecânico pode cadastrar a mão de obra dos serviços, enquanto a seção de vendas é capaz de efetuar a baixa automática no estoque. Todas as compras de um cliente ficam no histórico e podem ser consultadas as garantias de serviços ou peças.

O programa conta com dezenas de recursos: cadastro de usuários, vendedores, fornecedores, produtos… com imagens que aparecem na tela para facilitar a identificação. Grande parte dos usuários considera ser uma ferramenta de fácil manuseio e compreensão, prático e intuitivo para iniciantes.

3. Ultracar Web

Possui diversas funcionalidades: controle de clientes, financeiro e de estoque; orçamentos, além de gerar notificações e relatórios detalhados. O Ultracar Web pode ser acessado pela nuvem e se intitula como uma plataforma de entendimento fácil e linguagem própria de quem trabalha no ramo automotivo.

Para atender clientes com eficiência e controlar novas compras, esse software envia avisos sobre orçamentos vencendo, prazos de entrega de serviços e de recebimento de peças pendentes. Não há custo para a implantação e o software é compatível em todos os dispositivos móveis.

4. Minha Oficina

O MinhaOficina auxilia na gestão de empresas através de telas simples e eficientes. Assim como os outros softwares já citados, é utilizado por oficinas de todo o Brasil. Um dos diferenciais do sistema é que as informações são bem completas e acabam por auxiliar no planejamento da mecânica.

Nas ordens de serviço, por exemplo, há listas com o fluxo de reparo, a descrição de falhas e correções, os trabalhos realizados, os produtos utilizados e os profissionais responsáveis por cada manutenção.

Também calcula as comissões dos funcionários e o lucro por serviço. O programa disponibiliza três tipos de planos (Bronze, Prata e Ouro), com custo mensal. No plano Ouro há a possibilidade de fazer um teste grátis por 15 dias.

5. Onmotor

Essa é uma dica especial para as oficinas que desejam investir no relacionamento e valorização dos clientes. O Onmotor tem funcionalidades diferenciadas que ajudam no contato com eles, otimizando o tempo de serviço e atendimento.

Por exemplo, os reparadores que optarem por esse software podem interagir por mensagens de celular ou e-mails, que são meios mais rápidos de diálogo, a fim de aprovar orçamentos, abrir novas ordens de serviço e avisar ao cliente que o veículo está pronto para a retirada.

Além disso, esse sistema tem função de alerta sobre as datas de aniversário dos clientes e proximidade de manutenções preventivas. Ou seja, o mecânico pode parabenizar a clientela, criando uma relação mais próxima e de confiança com ela.

Atualização do cadastro de clientes de oficina mecânica

Durante o atendimento, muitas vezes o cliente pode pedir um orçamento dos serviços. Confira nosso material sobre o tema: uma planilha de orçamento para ser usada no dia a dia da sua oficina mecânica.

Por fim, lembre-se de atualizar constantemente os dados do cadastro do cliente e aposte em uma comunicação mais efetiva, mas não invasiva!