Oficina mecânica limpa valoriza o serviço

Atualizado em 31 de maio de 2021

Quando você mantém a oficina mecânica limpa está agregando valor ao serviço prestado, além de contribuir para a satisfação do cliente

Foi-se o tempo em que oficina mecânica era sinônimo de materiais fora do lugar e manchas de óleo espalhadas pelo chão.

Atualmente, o mercado desse setor exige limpeza e organização do ambiente de trabalho. Seja durante ou após a realização dos serviços, os mecânicos sabem o quanto manter a oficina limpa gera credibilidade entre os clientes.

Oficina mecânica organizada: a primeira impressão é que fica

Além do bom atendimento e do conhecimento técnico dos profissionais, é importante disponibilizar um espaço de qualidade que auxilie na tomada de decisão do cliente. Afinal de contas, ninguém quer deixar seu veículo em um local desarrumado, não é?

Manter a oficina mecânica limpa e organizada pode parecer tarefa difícil. No entanto, se você implantar ações voltadas para a gestão da oficina e um cronograma de limpeza vai tornar tudo mais rápido e prático, sem comprometer o trabalho da sua equipe.

A seguir, listamos alguns dos detalhes que passam confiança na prestação de serviços e te ajudam a otimizar o tempo de trabalho na oficina.

1. Separe os locais para cada atividade

O primeiro ponto na organização da oficina é delimitar áreas para cada conjunto de tarefas, com espaços demarcados e sinalizados. As ferramentas e os materiais utilizados em setores específicos devem ser colocados por perto, para agilizar e facilitar a execução dos serviços. É importante que o primeiro atendimento ao cliente ocorra em um ambiente separado dos locais em que são realizados os reparos e manutenções.

2. Faça limpezas regulares na oficina

A periodicidade em que a limpeza é feita também devem ser avaliada. Não deixe sujeira acumulada dentro da oficina, pois isso só prejudicará o andamento dos trabalhos. Além disso, lembre-se de todos os espaços que precisam ser verificados diariamente: a recepção merece atenção especial, vistos que todos os clientes passam por ela; e os banheiros, sejam de uso interno da equipe de funcionários ou externo, fazem parte da oficina, então devem ser higienizados todos os dias.

3. Utilize produtos específicos

Como limpar o chão da oficina mecânica?

Se você já se perguntou isso, saiba que existem soluções e produtos adequados para limpar as oficinas de carro. Procure por materiais específicos, por exemplo, para limpeza profunda de manchas de tinta ou óleo.

Algumas marcas de produtos automotivos disponibilizam, ainda, desengordurantes, desincrustantes alcalinos, desengraxantes, detergentes e limpadores de alta performance, indicados para para pisos e paredes de oficinas.

Durante o atendimento, procure manter os equipamentos limpos e organizados, para que não se corra o risco de sujar os bancos, o painel ou qualquer outra parte do veículo. Se for o caso, guarde todos os documentos ou objetos encontrados dentro dos carros dos clientes e os devolva ao terminar o serviço.

4. Organize bancadas e ferramentas

A organização do ambiente de trabalho contribui para a otimização dos serviços. Manter as ferramentas, os materiais e as bancadas da oficina em ordem, além de causar boa impressão para os clientes, facilita o trabalho dos mecânicos e a execução de cada procedimento. É importante destinar alguns minutos do seu dia para organizar o espaço – separe tudo o que você precisará antes de iniciar o serviço e, ao final, coloque tudo de volta no seu lugar de armazenamento.

Uma boa dica é utilizar painéis perfurados para organizar as ferramentas, que são práticos, ocupam pouco espaço e mantêm tudo o que você precisa ao seu alcance. Você pode, ainda, fazer uso de etiquetas de marcação e separação por cores do setor, que auxiliam na organização visual da oficina. para auxiliar na organização.

5. Faça uso de recursos digitais

A inovação também faz parte da atual rotina de oficinas mecânicas e reparadoras. Investir em recursos digitais, como softwares de gestão e demais programas, faz com que você mantenha documentos e arquivos burocráticos organizados.

O uso da tecnologia auxilia em tarefas como o cadastro de clientes e fornecedores, anotação das finanças, estoque, orçamento para os clientes, além de reduzir custos com materiais físicos e logística. Modernizar a sua oficina é uma ação fundamental para manter a organização, melhorar o atendimento e atrair mais clientes.

7. Promovendo ações entre a equipe de trabalho

É hora de contar com a ajuda de toda a sua equipe profissional. Para manter uma oficina mecânica organizada são necessários esforços conjuntos, por isso oriente seus funcionários sobre a importância dessa atividade e o papel que cada um deles cumpre nesse processo.

Além disso, um bom gestor também motiva seu quadro de colaboradores a manterem a oficina mecânica limpa. Defina alguns momentos para a limpeza coletiva do ambiente e valorize todos os funcionários que se esforçarem por esse objetivo.

Oficina mecânica limpa e organizada vende mais

Agora você já sabe que existem diversas soluções que simplificam a organização e a limpeza em oficinas. Tudo isso torna as tarefas mais eficientes e dinâmicas, a fim de maximizar os atendimentos e o seu negócio como um todo.

Lembre-se que neste processo estão envolvidos dois fatores essenciais da oficina mecânica: a ordenação dos materiais de serviço, que devem sempre serem guardados em lugares adequados, práticos e seguros; e o comportamento dos trabalhadores, que também devem zelar pelo planejamento de organização e limpeza.

Em outro material, falamos sobre os pilares para implementação do sistema 5S nas reparadoras. Esse é um dos métodos para administração de empresas mais utilizados no mundo todo.

Por sua simplicidade e baixo custo de implantação, a ferramenta pode ser aplicada em negócios de diversas áreas. Vale a leitura.

Resumindo, aqui estão mais algumas breves dicas:

  • recolha e limpe tudo após cada tarefa;
  • deixe corredores e portas livres para circulação de pessoas, o que facilita o deslocamento em eventuais casos de emergência;
  • se possível, disponibilize espaços para recepção, sala de espera e banheiros e os mantenha limpos e organizados;
  • evite guardar materiais e equipamentos embaixo de bancadas e escadas ou em cima de armários;
  • atente para as manchas e líquidos no chão da oficina, que além de passarem uma imagem negativa, também podem causar acidentes e provocar escorregões e tombos.

Por fim, todos os óleos e materiais contaminados devem ser coletados e destinados de maneira correta. Para isso, existem leis específicas que tratam sobre o descarte de resíduos de oficina mecânica.

Agir de acordo com a legislação estabelecida e contribuir para a preservação do meio ambiente também faz parte dos princípios de uma oficina mecânica limpa e organizada.

1 comment

  1. Wilson Timoteo

    Organizar uma oficina é uma tarefa difícil quando se tem poucos espaços, porém com dicas como essas, aplicadas regularmente facilita as tarefas diárias, valeu as dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *