Como organizar uma oficina mecânica: 7 ações indispensáveis

Atualizado em 20 de agosto de 2021

Ações básicas de organização e limpeza, gestão financeira, investimento tecnológico e em capacitação. Tudo isso faz parte das ações de como manter uma oficina mecânica organizada e contribui para o sucesso do negócio

Seja pequena ou grande, uma oficina mecânica precisa ser organizada, principalmente em seus processos internos. Manter o espaço, os equipamentos e as ferramentas de trabalho limpos é essencial tanto para quem realiza, quanto para quem contrata um serviço.

Algumas empresas, inclusive, apostam em metodologias de trabalho para organizar a oficina, como, por exemplo, o programa 5S.

Dicas rápidas e simples para ter uma oficina mecânica organizada e limpa

Você pode clicar nesta imagem e baixar o cartaz para distribuir na oficina e estimular a participação do seu pessoal!

1. Tenha um painel para organizar as ferramentas

É impossível encontrar uma oficina que não tenha ferramentas. As chaves, martelos, parafusos, trenas, alicates são a base mínima de um profissional mecânico. Depois disso, estão os móveis para oficina mecânica e a bancada de trabalho.

Se você ainda não tem um painel de ferramentas trate agora de providenciar. Uma boa dica é utilizar painéis perfurados que são práticos, ocupam pouco espaço e mantêm tudo o que você precisa ao seu alcance. Você pode fazer uso de etiquetas de marcação e separação por cores do setor, que auxiliam na organização visual da oficina.

Existem ainda, produtos organizadores para ferramentas maiores: caixas, potes e gavetas que servem para guardar tudo o que lhe for útil.

Não é novidade para ninguém que manter os materiais e uma bancada de oficina em ordem, além de causar boa impressão para os clientes, facilita o trabalho dos mecânicos e a execução de cada procedimento.

Pense na praticidade e destine alguns minutos do dia para organizar o seu espaço: separe tudo o que você precisará antes de iniciar o serviço e, ao final, coloque de volta no seu lugar correto de armazenamento.

2. Demarque os espaços de serviço

Ao contrário do que alguns profissionais pensam, não importa o tamanho da oficina para começar a implementar melhorias. Oficina pequena e organizada pode oferecer serviços melhores do que um grande espaço de reparo.

Um início para ocorrer essa organização, é a delimitação de áreas, mesmo que reduzidas, para cada ação a ser realizada.

Procure pensar na ordem de trabalho e coloque cada equipamento em ordem de uso. Também vale fazer uma lista do passo a passos de cada atendimento.

Se a sua oficina tem mais de um mecânico, pense em criar estações de trabalho para cada um deles. Isso faz com que cada profissional tenha controle sobre seu local e fique encarregado de cuidar das ferramentas, da limpeza e organização da sua própria área de serviço.

Obviamente todos precisam se ajudar e realizar serviços juntos, mas essa é uma boa ideia para começar a tornar a oficina mecânica mais organizada.

Outra opção é redefinir os espaços por atividade. Se você não tem como investir alto nesse quesito, procure pelo menos manter as bancadas de trabalho, os armários, os equipamentos e ferramentas em lugares estratégicos que facilitem o acesso do reparador. Ou seja, um conjunto de tarefas, com espaços demarcados e sinalizados, agiliza a execução dos serviços.

Por fim, não esqueça que o primeiro serviço é o atendimento ao cliente. Então, se programe para que isso ocorra em um ambiente separado e mais organizado dos locais em que são realizados os reparos e manutenções.

No final, faça uma análise de tudo e, se preciso, redefina os espaços conforme a necessidade do negócio.

3. Programe horários para limpeza

Sabe aquele ditado do “sujou, lavou”? Essa regra também deve valer se você quiser manter sua oficina mecânica organizada no dia a dia. Desenvolva o hábito de limpeza com seus mecânicos e estabeleça a norma de que ao final de cada trabalho, tudo deve ser limpado.

Nós desenvolvemos um cartaz para você imprimir e colocar no mural da oficina, para estimular a participação do pessoal.

Clique e baixe

Caso a demanda esteja grande, tornando impossível a organização imediata do espaço e materiais, programe horários para que isso aconteça.

Não deixe sujeira acumulada dentro da oficina, pois isso só prejudicará o andamento dos trabalhos. Tais medidas evitam o acúmulo de óleo no chão e que as ferramentas fiquem espalhadas pelo ambiente. Também ajudam na manutenção das pinturas das paredes, na durabilidade dos móveis e a melhorar visualmente os ambiente de trabalho.

Atente, ainda, para espaços como a recepção e banheiros, onde a circulação frequente de pessoas os banheiros, principalmente de clientes.

Por aqui, a gente também já falou sobre os cuidados especiais para limpar o chão da oficina. Se você já se perguntou como fazer isso, saiba que existem soluções e produtos adequados para as oficinas de carro.

Aposte em materiais específicos para limpeza profunda de manchas de tinta ou óleo e, ainda, desengordurantes, desincrustantes alcalinos, desengraxantes, detergentes e limpadores de alta performance, indicados para para pisos e paredes de oficinas.

4. Organize-se financeiramente

Você não sabe como organizar uma empresa financeiramente? Pois bem, a gestão financeira é uma ação fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Não à toa, a situação econômica reflete na saúde e nos resultados da sua oficina mecânica.

Lembre-se que num plano financeiro estão envolvidos todos os clientes, fornecedores e equipe de funcionários.

Um dos fatores que deve ser considerado pelos proprietários é o planejamento e organização do fluxo de caixa. Quando o balanço financeiro é mantido em dia, os gastos e ganhos da oficina mecânica são entendidos de uma melhor forma.

Aí, caso sejam percebidas folgas no orçamento, você pode investir em ações que sejam benéficas à empresa – contratar novos colaboradores ou comprar mais equipamentos – e trazer mais lucro para o seu negócio.

5. Invista em tecnologias e profissionais

Mais do que nunca, uma oficina mecânica precisa estar preparada para investir em novas tecnologias. Tanto o atual momento que estamos vivendo, quanto a eletrônica embarcada passaram a exigir mais do mercado automotivo.

É sempre bom utilizar equipamentos adequados para o seu serviço, desde as ferramenta mais básicas até os aparelhos eletrônicos e softwares necessários para o seu negócio.

Além disso, os profissionais também fazem parte da estrutura de uma oficina mecânica. São eles quem estão diariamente em contato com tudo o que chega e sai da sua oficina., por isso é importante estabelecer uma boa relação de trabalho com os seus funcionários.

Os investimentos no quadro profissional tendem a retornar positivamente à oficina: treinamentos e cursos técnicos no ramo de atuação levam à mais qualidade nos serviços, otimiza tempo, motiva e estimula o crescimento da equipe.

E sobre a organização e limpeza da oficina? Durante o diálogo com sua equipe, não esqueça de pedir a colaboração de todos! Com o material à sua disposição e confiança nos seus funcionários, fica mais fácil e rápido realizar os trabalhos e você vai ganhar reconhecimento do seu cliente.

6. Ofereça serviços e atendimento de qualidade

As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados. Da mesma forma que são necessários aprimoramentos tecnológicos e profissionais, também é válido buscar referências em serviços de apoio a empreendedores, como o Sebrae, e concentrar forças na sua oferta de serviço.

Independentemente se você decidir atender trabalhos de mecânica em geral ou apenas um campo de atuação (alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, sistema de ar condicionado), é preciso prestar um bom serviço.

E esse serviço começa pelo atendimento e vai até a entrega final do produto. Não adianta ter uma das oficinas mais organizadas do setor, se não há atenção e qualidade na relação com os clientes.

Então uma das nossas dicas é preparar uma recepção para acomodá-los, assim eles aguardam em um ambiente confortável enquanto os reparos no veículo são realizados. E, se possível, mantenha contato depois da entrega do serviço, para obter um feedback e também construir relacionamento.

7. Descarte corretamente os resíduos

O gerenciamento e o descarte correto de resíduos também deve ser uma das preocupações das empresas que atuam com foco no mercado automotivo. Além de contribuir ecologicamente com o meio ambiente, você estará gerenciando mais um dos processos de organização.

Captar, separar e destinar o lixo da oficina (óleo, sobras de tintas, solventes, graxas, demais produtos tóxicos, peças, pneus, estopas, papel, embalagens plásticas, etc.) é uma tarefa conjunta.

O plano de gerenciamento de resíduos reflete em vantagens que vão desde a redução de custos organizacionais, a diminuição de acidentes dentro do espaço de trabalho, a limpeza concreta dos espaços da oficina, até a credibilidade com o cliente.

Agora parece mais fácil manter a oficina mecânica organizada? Compartilhe essas dicas com seus colegas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *