Sistema elétrico de ar-condicionado: eletrônica aplicada

sistema elétrico de ar-condiconado de um veículo

Atualizado em 20 de abril de 2023

Neste artigo, vamos apresentar o princípio de funcionamento do sistema elétrico de ar-condicionado e alguns componentes eletroeletrônicos, a fim de capacitá-lo a realizar diagnóstico de falhas, de forma mais rápida e assertiva.

Sensor de pressão do ar-condicionado

O sensor de pressão é um componente importante do sistema de ar-condicionado do veículo.

Ele é responsável por monitorar a pressão do fluido refrigerante que circula no sistema e enviar informações para a unidade de controle eletrônico do veículo (ECU) para ajudar a controlar o funcionamento do compressor e a garantir a operação eficiente do sistema.

Quando o ar-condicionado é ligado, o compressor começa a circular o fluido refrigerante pelo sistema.

O sensor monitora a pressão do refrigerante em pontos específicos do sistema, geralmente no lado de baixa pressão, entrada do evaporador, e no lado de alta pressão, saída do compressor.

Com base nas informações de pressão que recebe, o sensor envia sinais para a ECU, que utiliza essas informações para ajustar o funcionamento do compressor e regular o fluxo de ar frio que é distribuído pelo sistema de ventilação.

Em outras palavras, o sensor de pressão ajuda a garantir que o ar-condicionado do veículo funcione de maneira eficiente e proporcione uma temperatura confortável no interior do veículo.

A figura a seguir apresenta o esquema elétrico com as ligações entre o sensor de pressão, o modulo de controle do ar-condicionado e o relé de acionamento do compressor.

Manual climacar do Simplo com exemplo de esquema elétrico do sistema elétrico de ar-condicionado

Caso haja alguma anomalia no sistema, como baixa pressão ou vazamento de refrigerante, o sensor de pressão pode enviar um sinal de alerta para a ECU do veículo.

Então, ele pode acionar uma luz de advertência no painel de instrumentos para informar ao motorista sobre a condição do sistema de ar-condicionado.

Eletroventilador com módulo PWM

O motor do ventilador é controlado por um sinal PWM (Pulse-Width Modulation) para ajustar a velocidade do ventilador.

O PWM é um método de controle em que a largura dos pulsos de um sinal digital é ajustada para controlar a quantidade de energia que é fornecida ao motor.

Isso permite que a velocidade do motor seja ajustada sem alterar a tensão da fonte de alimentação.

No caso específico do ventilador deste veículo, o módulo de controle do sistema de ar-condicionado recebe sinais do sensor de temperatura do motor e do sensor de temperatura do habitáculo, entre outros sensores, e usa essas informações para determinar a velocidade ideal do ventilador para manter o conforto térmico dentro do veículo.

O módulo de controle envia um sinal PWM ao motor do ventilador para ajustar a velocidade do ventilador de acordo com a temperatura desejada.

Quando a temperatura do habitáculo é baixa, o módulo de controle envia um sinal PWM de baixa frequência e duração curta para reduzir a velocidade do ventilador, enquanto quando a temperatura é alta, o sinal PWM tem uma frequência mais alta e uma duração mais longa para aumentar a velocidade do ventilador.

A figura abaixo mostra a ligação elétrica entre o modulo do motor e o modulo PWM do eletroventilador.

Isso garante que a temperatura dentro do veículo seja mantida constante, independentemente das condições externas, tornando a viagem mais confortável para os ocupantes do veículo.

Painel de controle do ar-condicionado – Módulo HVAC

O módulo HVAC (Heating, Ventilation, and Air Conditioning) do Fiat Argo é responsável pelo controle e gerenciamento do sistema de ar-condicionado e aquecimento do veículo.

Ele atua nas funções de regular a temperatura, fluxo de ar, direção do ar, recirculação do ar e outras configurações relacionadas ao ar-condicionado e aquecimento.

O módulo HVAC é um componente eletrônico localizado na unidade evaporadora do sistema de ar-condicionado, que está instalada no interior do veículo.

Ele se comunica com outros módulos eletrônicos do veículo por meio de uma rede de comunicação de dados chamada CAN (Controller Area Network), permitindo a troca de informações entre eles.

O módulo HVAC do Fiat Argo é programado na fábrica para se comunicar com os outros sistemas eletrônicos do veículo e é projetado para ser substituído somente por um módulo de substituição compatível com as mesmas especificações do veículo.

A figura a seguir apresenta as ligações do painel de controle e os demais componentes.

Até a próxima!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *