O que é como funciona a tração AWD

Atualizado em 24 de abril de 2021

O sistema de tração AWD, sigla referente a All Wheel Drive (tração em todas as rodas), é conhecido no Brasil como Tração Integral. Sua função é gerenciar a força do motor de forma independente nas quatro rodas, tracionando os eixos permanentemente durante todo tempo.

Ao contrário do que se pode supor, a força gerada pelo motor não é distribuída igualmente nos dois eixos ou rodas. Isso porque o sistema é controlado por um módulo eletrônico que se comunica através da Rede CAN.

Assim ele interage com outros módulos do carro, como o do ABS responsável pela estabilidade do veículo (ESP), e o do motor que gerencia e interpreta as informações e parâmetros, enviando mais ou menos força para cada roda de forma necessária e independente. Como vantagem, esse sistema favorece uma melhor dinâmica, aderência, segurança na plotagem, em curvas e em altas velocidades.

Sistema de tração AWD Quattro Audi

Para exemplificarmos melhor, falaremos do sistema adotado pela montadora alemã Audi, no modelo Quattro. Nele, o torque produzido pelo motor é conduzido da transmissão para a caixa de transferência, direcionado pelas suas saídas através dos eixos do cardã, para que chegue aos diferenciais.

A caixa de transferência possui um diferencial central, característica fundamental de qualquer sistema AWD, além disso, pode ser independente ou integrada à transmissão (peça única). Existem dois tipos de caixas de transferência, por correntes e por engrenagens, exemplificados nas imagens abaixo.

Para exemplificarmos melhor, falaremos do sistema adotado pela montadora alemã Audi, no modelo Quattro. Nele, o torque produzido pelo motor é conduzido da transmissão para a caixa de transferência, direcionado pelas suas saídas através dos eixos do cardã, para que chegue aos diferenciais. A caixa de transferência possui um diferencial central, característica fundamental de qualquer sistema AWD, além disso, pode ser independente ou integrada à transmissão (peça única). Existem dois tipos de caixas de transferência, por correntes e por engrenagens, exemplificados nas imagens abaixo.

Caixa de transferência por corrente utilizada pela Audi
Caixa de transferência por engrenagens utilizada pela BMW

Os diferenciais centrais mais usados pela indústria em sistemas AWD são o diferencial Torsen (sistema puramente mecânico e o mais utilizado pela indústria), o sistema com acoplamento viscoso e o diferencial com embreagens controladas eletronicamente.

Controle eletrônico AWD

Como ressaltamos anteriormente, o controle do sistema é feito eletronicamente por barramento de dados, chamado rede CAN. O sistema CAN trabalha com dois sinais de dados CAN_H (CAN High/ CAN Alta) e CAN_L (CAN Low/ CAN Baixa) que tem a função de transmitir dados essenciais entre módulos inteligentes que analisam, interpretam e processam as informações de maior prioridade, tomando as decisões necessárias para o correto funcionamento de cada sistema do veículo.

Para exemplificar de forma técnica o funcionamento elétrico do sistema, na figura abaixo podemos ver a comunicação via Rede CAN dos módulos responsáveis pelo sistema AWD, do veículo BMW X1 3.0 2013 em diante, encontrado no manual SIMPLO.

Manual Simplo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *