Quais os principais certificados para oficinas mecânicas?

homem em primeiro plano e mulher em segundo plano consertando um carro, certificados para oficinas mecânicas

Atualizado em 10 de julho de 2023

Mais do que qualidade profissional, seu espaço automotivo precisa cumprir com algumas exigências para operar e manter satisfeita sua clientela, por isso, os certificados para oficinas mecânicas são fundamentais nesse processo.

A escolha por serviços que garantam e certifiquem ao público sua experiência técnica e capacidade de resolução eficaz de problemas será muito valorizado pelo cliente.

Afinal, com a gama de ofertas deste setor, é o comprometimento e segurança transmitidos que farão da sua empresa uma marca diferenciada e indicada neste mercado.

Fique por dentro das principais certificações que a sua oficina mecânica precisa para atuar e se destacar na sua cidade e região.

Certificação oficina mecânica: saiba qual a importância

Todo e qualquer serviço precisa de atestados que assegurem qualidade técnica e comprometimento no trabalho prestado.

Estas comprovações, geralmente são emitidas por instituições responsáveis que determinam padrões de atuação.

Desta forma, o certificado é uma garantia a todos os consumidores e ao mercado de que a oficina apresenta um bom padrão de qualidade e por isso está apta e é indicada à prestação do serviço.

As duas certificações mais comuns no Brasil são do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e Inmetro.

Segundo informações retiradas do site da IQA: “O processo de certificação envolve a avaliação das instalações da empresa, sua organização, o layout produtivo, seus equipamentos e ferramentas, a satisfação dos clientes, métodos de trabalho e, principalmente, o nível de aperfeiçoamento em relação às novas tecnologias do setor.”

Eles definirão se a oficina deve ou não receber o certificado. Os aspectos analisados são:

  • Local e a condição das instalações mecânicas
  • Qualidade dos equipamentos, peças e ferramentas disponíveis
  • Saúde financeira e administração do negócio

Por isso, é imprescindível atender a essas exigências, pois são elas que irão influenciar na escolha de grandes consumidores e empresas de relevância no setor automotivo, como um critério de seleção.

Certificados para oficinas mecânicas: quais os principais?

Como já pontuado, há inúmeros pontos de atenção para quem atua e quer se destacar com sua oficina pela qualidade do trabalho desempenhado.

Mas quando o assunto é certificação, há algumas fundamentais. Confira!

Qualificação do mecânico de manutenção: NBR 15.681

Específica para as oficinas mecânicas, essa qualificação foi criada em 2009 pela Norma Técnica 15.681, que foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e certifica qualidade para atuação.

Ou seja, visa demonstrar que a sua oficina está dentro dos padrões de trabalho realizados por profissionais do setor de mecânica automobilística, além de definir os requisitos mínimos que o mecânico deve ter para exercer essa função.

ISO 9001

A ISO 9001 dá conta de atestar a gestão da oficina mecânica, e, apesar de não ser exclusiva desse serviço, certifica diversas normas sobre administração, segurança, meio ambiente e sobre as condições de trabalho no local.

Ela é muito importante, pois sua aplicação aumenta a credibilidade, mesmo que leve mais tempo.

Já que são feitas diversas análises e possíveis mudanças realizadas para se adequar ao certificado no decorrer da análise.

ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949, norma recente no mercado, padroniza a qualidade da indústria de automóveis dentre alguns países, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Brasil.

Sua interferência no setor de produção de veículos abrange ainda o modo pelo qual os automóveis são revisados e como ocorre sua manutenção, tornando-se também fundamental para quem visa atingir padrões de excelência.

Afinal, coloca oficinas mecânicas no mesmo nível de competição de outras do tipo no setor automobilístico dentro e fora do país.

Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas

A Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas é uma certificação que tem como base a NBR 15.760 e é emitida pelo Instituto de Qualidade Automotiva, o IQA.

Ela visa analisar critérios de inspeção, diagnósticos, reparação e substituição de transmissões, bem como analisar o serviço.

Assim, se faz fundamental para atestar as condições tecnológicas ideais para a oficina realizar os serviços exigidos pelo certificado.

ISO 14001

A ISO 14001 vai garantir para o mercado e consumidores que a oficina mecânica que possui essa certificação se importa com o meio ambiente e busca preservá-lo com ações que não sejam prejudiciais.

E, mesmo que não seja uma exclusividade de oficinas mecânicas, sua característica demora e certa complexidade para obtenção fazem dela um documento importante e de extrema relevância conforme público alvo.

OHSAS 18001

A certificação OHSAS 18001 é outro exemplo que não se aplica apenas a oficinas mecânicas, mas é bastante importante para a credibilidade de empresas que prestam esse tipo de serviço.

Ela avalia e qualifica as condições de saúde e segurança do trabalho do ambiente, já que informa aos consumidores e ao mercado sobre a segurança dos colaboradores do estabelecimento.

Ter essa certificação significa que a gestão se preocupa com o colaborador, além de garantir que a equipe estará segura neste ambiente de trabalho.

Outras certificações relevantes às oficinas mecânicas

Ainda que as certificações mais importantes para oficinas mecânicas já tenham sido pontuadas acima, é preciso dizer que há ainda outras que também são relevantes e de extremo valor para o funcionamento do serviço.

Há no mercado, por exemplo, certificações sobre diagnóstico de motores, sistemas elétricos e etc., além de outras que atestam a competência da oficina em serviços específicos.

Faça parte da Comunidade Simplo

Estar sempre atualizado é uma forma de atender ao mercado e ao consumidor final para sempre aperfeiçoar e entregar qualidade certificada por órgãos sérios e responsáveis, e assim ampliar o alcance do seu serviço.

Faça parte da Comunidade Simplo e receba conteúdos sobre o universo automotivos, estudos de caso, material técnico, dicas para sua oficina e muito mais!

Outros assuntos que podem lhe interessar:

Fachada de oficina mecânica

Como montar uma oficina mecânica: 5 passos fundamentais