Meu amigo, na hora de fazer orçamento você ainda se sente inseguro e não sabe se é melhor cobrar por hora, serviço ou diagnóstico?
Calma, que essa é uma dúvida muito comum não só de novos mecânicos, mas muita gente que tem anos no mercado ainda não sabe como proceder nesses casos.
Continue a leitura para descobrir qual a melhor forma de fazer a cobrança de seus clientes que seja justa para os dois lados.
Qual a melhor forma de precificar o trabalho de mecânico?
Existe uma infinidade de opiniões acerca desse assunto.
Por isso, decidimos trazer os prós e contras de cada situação para você decidir qual a que melhor se encaixa na sua rotina.
1. Cobrar por hora
É uma forma justa de cobrança, pois você será transparente com o cliente e cobrará exatamente as horas gastas naquele serviço.
Nesse tipo de situação é preciso fazer o cálculo de quanto a sua hora de trabalho custa, é aí que está a grande questão. Pois, os serviços de menor ou maior complexidade, que você executar em uma hora, por exemplo, terão o mesmo valor.
Além disso, você deve estar atento à seguinte questão: quanto tempo você leva para executar o seu trabalho?
Pode ser que a sua larga experiência faça com que você termine o diagnóstico e o reparo em menos tempo. Observe se isso não prejudicará o orçamento final.
2. Cobrar por serviço
Normalmente, as oficinas mecânicas optam por esse opção por ser a mais de simples de cobrar.
É como se fosse um produto fechado, inclusive, você pode fazer uma tabela de serviços e orçamentos prevendo o valor de cada coisa.
Aqui também é preciso observar variáveis como o tempo que a sua equipe levará para executar a tarefa e se isso não vai comprometer o trabalho de uma maneira geral.
3. Cobrar pelo diagnóstico
Quando vamos ao médico, buscamos um diagnóstico, não é mesmo? Por que no mecânico seria diferente?
É preciso ter experiência e anos de estudo para realizar o diagnóstico de um problema num veículo. Por isso, é recomendado que o reparador cobre por esse serviço.
Alguns, inclusive, optam por embutir esse valor no momento do reparo, assim, você é transparente com o seu cliente e já apresenta um orçamento final para diagnóstico e reparo.
Como definir um modelo de orçamento de oficina mecânica?
A dica principal é colocar todos os seus gastos no papel, planilha do Excel ou outro software que você prefira.
Faça uma lista de quanto você gasta por mês com os seguintes itens:
- Mão de obra
- Materiais utilizados
- Tempo gasto para diagnóstico e reparação
- Custos indiretos (água, luz, telefone, internet, materiais de limpeza)
No texto, Modelo de orçamento de oficina mecânica você pode baixar a planilha e utilizá-la na sua empresa.
Comunidade Simplo: dicas de gestão de oficina mecânica
Gostou do nosso conteúdo sobre como definir a maneira de cobrar o seu cliente na oficina mecânica?
Faça parte da Comunidade Simplo e receba conteúdos sobre o universo automotivos, estudos de caso, material técnico, dicas para sua oficina e muito mais!