Manutenção de caminhão: pontos principais

homem mecânico realizando manutenção de caminhão

Atualizado em 27 de junho de 2023

Amigo reparador, imagine a seguinte situação: uma empresa de transportes procura a sua oficina para realizar a manutenção de caminhão.

Você está preparado para receber uma grande demanda de trabalho?

Pode ficar tranquilo, que neste texto vamos lhe mostrar alguns caminhos para auxiliar no seu diagnóstico e manutenção preventiva de caminhões dos mais variados modelos.

Por que é importante realizar manutenção de freios de caminhão?

Sabe aquela velha frase: é melhor prevenir que remediar? No caso de frotas é a mesma regra.

É muito mais barato e fácil investir na manutenção preventiva, que os gastos com reparos e possíveis acidentes causados pela falta de manutenção.

Outro ponto de atenção é que os veículos em mau estado de conservação podem ser multados e os colaboradores da transportadora que estiverem dirigindo podem perder pontos na carteira.

Como a manutenção do caminhão previne acidentes?

Realizar a manutenção do caminhão periodicamente não é uma questão só de economia. Ela também previne acidentes e preserva vidas.

A maioria dos acidentes rodoviários envolvendo caminhões poderiam ter sido evitados se a manutenção preventiva estivesse em dia.

Amigo reparador, o seu papel está em convencer o seu cliente em realizar essas manutenções pelo menos, uma vez ao ano, ou de acordo com a indicação do fabricante dos veículos.

Dicas de manutenção de caminhão

A manutenção preventiva de caminhões serve, basicamente, para detectar sinais de um futuro problema.

O reparador atua com evidências de que algum componente pode apresentar problemas se não for trocado.

Confira uma lista completa de quais os processos fundamentais que o reparador deve seguir na hora de realizar a manutenção de caminhão.

  • Verifique os pneus: pneus carecas aumentam o risco de acidentes. A profundidade dos sulcos da banda de rodagem deve ser, no mínimo, 1,6 mm. Mantenha os pneus sempre calibrados.
  • Troque os filtros periodicamente: troque o filtro de óleo do motor. Os filtros de ar do motor e da cabine devem ser trocados com regularidade. Os filtros de combustível, em geral, precisam ser trocados a cada 15 mil quilômetros rodados.
  • Verifique o óleo do motor: verifique sempre o nível de óleo do motor por meio da vareta. Cheque se há impurezas, borras ou detritos metálicos nas peças do motor para saber como está o óleo.
  • Preste atenção na fumaça do escape: se a fumaça for preta, pode haver um problema na queima de combustível causado por falhas no sistema de injeção.
  • Fique atento a ruídos no sistema de transmissão (marcha)
  • Verifique a refrigeração do motor
  • Confira faróis e sinalização: regule os feixes de luz dos faróis a cada seis meses ou quando perceber mudanças na luminosidade.

Plano de manutenção de caminhão

Para que você não perca os prazos e auxilie o seu cliente a lembrar quando é a hora de visitar a sua oficina, recomendamos que você faça um plano de manutenção preventiva para caminhão.

É possível utilizar uma ficha de manutenção de caminhão impressa, ou no computador.

Existem, ainda, softwares em que é possível preencher os dados e ele mesmo emite alertas avisando o momento certo de realizar a manutenção.

Manutenção de ar-condicionado de caminhão

O Manual Clima Truck, do Simplo, foi desenvolvido com objetivo de oferecer informações técnicas para o reparo e manutenção da linha pesada.

Ele atende todos os sistemas de ar-condicionado e de climatização com regulagem manual ou automática eletrônica.

Este manual é utilizado para consultas de esquemas elétricos, características de funcionamento e dados técnicos (como tabela de gás e óleo) do sistema de ar-condicionado em veículos diesel.

Além do diagnóstico, as orientações abordam o uso de estação de reciclagem, aplicação de vácuo, manômetros de ar-condicionado, sensor de temperatura e detector de fuga de gás.

Alguns veículos não possuem um manual de reparo completo do sistema de ar-condicionado, por isso disponibilizamos nosso próprio método de reparo.

O conteúdo do Simplo é organizado de acordo com informações técnicas que constam no manual de reparo das montadoras, e não de fabricantes de kits de ar-condicionado, que costumam estar acoplados aos veículos.

Os capítulos são divididos por montadora e modelo. Ex.: VW, Constellation 24.250 de 2006 em diante.

Nele, é possível localizar o manual de manutenção caminhão Mercedes e o manual do Scania 124.

Dentro deste manual, você encontra informações sobre:

  • Conserto de ar-condicionado de caminhões, camionetes, vans e ônibus
  • Tabela carga de gás para ar-condicionado de caminhões, camionetes, vans e ônibus
  • Desenho do esquema elétrico, com cores de fio e polaridade
  • Alguns modelos de ar-condicionado possuem testes estáticos e dinâmicos, desenhos e aplicação das centrais de relés e fusíveis
  • Localização e algumas observações sobre os componentes do sistema de climatização
  • Multímetro, ponta de prova e osciloscópio, ferramentas comuns para o reparador que trabalha com ar-condicionado automotivo da linha pesada

Faça parte da Comunidade Simplo

Gostou do nosso conteúdo sobre como definir a maneira de cobrar o seu cliente na oficina mecânica?

Faça parte da Comunidade Simplo e receba conteúdos sobre o universo automotivos, estudos de caso, material técnico, dicas para sua oficina e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *