Impacto nas oficinas com a chegada de veículos elétricos e híbridos

Veículos elétricos e híbridos

Atualizado em 13 de janeiro de 2023

Os veículos elétricos e híbridos já são realidade no Brasil, e cada vez mais os reparadores precisam estar preparados para assumir esse novo mercado.

A pesquisa sobre intenção de compra dos brasileiros, realizada pela 123Seguro, mostra que 37% das pessoas preferem modelos que combinam motores elétricos e a combustão, os híbridos; enquanto 26% desejam carros movidos à gasolina, seguido de 23% preferem automóveis elétricos.

Por fim, outros 12% preferem carros flex e apenas 2% preferem carros com GNV.

Um dos principais obstáculos ainda continua sendo o preço dos automóveis, seguido da falta de opções de modelos no mercado, em comparação com o número de modelos de veículos a combustão.

Aos poucos os híbridos e elétricos vão conquistando o mercado até se tornarem mais populares.

Amigo reparador, você tem conhecimento técnico para lidar com os mais variados problemas de carros híbridos e elétricos?

Sempre dá tempo de correr atrás e estar atualizado. Neste texto, vamos abordar sobre o funcionamento dos veículos híbridos e elétricos e como se preparar para esse mercado em crescimento.

Carros híbridos no Brasil

Assim como a chegada da injeção eletrônica movimentou o mercado e teve um grande impacto, os híbridos e elétricos representam um salto em tecnologia.

De acordo com dados da ABVE, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil de janeiro a novembro de 2022 foram de 43.658 unidades.

Isso representa um aumento de 25% acima dos 34.990 de todo o ano de 2021.

Os veículos eletrificados incluem os elétricos leves híbridos HEV (Hybrid Electric Vehicles), elétricos híbridos plug-in PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) e elétricos 100% a bateria BEV (Battery Electric Vehicle).

Esse número não inclui veículos elétricos pesados, como ônibus e caminhões, e nem veículos elétricos levíssimos, como motos, e-bikes, patinetes e monociclos.

Como funciona um carro híbrido?

O carro híbrido é alimentado por dois motores, um a combustão e o outro por eletricidade. Dessa maneira, ele funciona com gasolina, etanol ou diesel e, ainda, ter um propulsor elétrico.

A fonte elétrica pode ser de dois tipos: plug-in, com tomada para carga na rede elétrica, ou a tradicional cuja carga vem da frenagem e através do motor à combustão interna, que funciona como um gerador.

Se compararmos com os outros motores, os híbridos têm muitas vantagens.

Os modelos de motor a combustão têm uma boa autonomia, justamente pela facilidade de abastecimento, porém a queima de combustível libera muitos poluentes na atmosfera.

Já os modelos elétricos, tem baixa autonomia e as baterias precisam ser carregadas, o tempo de recarga ainda costuma ser alto.

O que muda no reparo de híbridos e elétricos em relação às outras versões?

Para o motorista e dono do veículo os híbridos e elétricos são os preferidos por custo-benefício. Porém, para as oficinas ainda há um longo caminho.

Nesse tipo de veículo existe abaixa necessidade de troca de peças, por isso, a oficina mecânica que tiver apenas esse serviço pode sentir um impacto econômico.

A dica é investir em diagnóstico automotivo e diversificar os serviços, oferecendo uma consultoria e reparação completa, confira algumas ideias:

  • Trocas, manutenções e regulagens de pneus
  • Manutenção do sistema de suspensão
  • Manutenção preventiva
  • Troca e regulagem de freios

No caso dos elétricos, o reparador precisa ter conhecimento técnico especializado e tomar muito cuidado com a voltagem da bateria, pois há o risco de faíscas e incêndios.

Por isso, ofereça óculos de segurança, luvas emborrachadas e botas especiais a seus funcionários.

Além disso, existem ferramentas especiais para o reparo de híbridos elétricos.

Simplotech: centro de treinamento de veículos híbridos e elétricos

Impulsione sua carreira de reparador automotivo com treinamentos presenciais de alta performance.

A Simplotech é o centro de diagnóstico automotivo do Simplo, com os cursos oferecidos o reparador automotivo pode desempenhar diferentes funções que vão desde o diagnóstico de veículos até o pós-vendas e relacionamento com o cliente. Cada vez mais é importante ter especialização em novas tecnologias e domínio da literatura técnica.

Domine as principais técnicas de diagnóstico e reparo de veículos para sair na frente da concorrência.

Conheça a Simplotech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *