A reparação de carros elétricos exige procedimentos especiais?

Carros elétricos sendo carregados em um posto, reparação de carros elétricos

Atualizado em 26 de janeiro de 2023

Amigo reparador, você já precisou realizar uma reparação de carros elétricos?

Se ainda não, precisa saber que esse tipo de veículo requer alguns cuidados especiais no momento de receber conserto.

Na teoria, é muito mais simples realizar uma reparação em um carro elétrico do que um veículo híbrido ou a combustão, já que o primeiro possui um número menor de componentes em sua fabricação.

No entanto, é preciso ter atenção em cada detalhe na hora de realizar um serviço elétrico, pois qualquer erro pode ser perigoso para a saúde e a vida do mecânico.

Saiba mais sobre a diferença entre os tipos de veículo elétrico, a combustão e híbrido e veja quais são os principais cuidados para se ter na hora de fazer a reparação do carro elétrico.

Boa leitura!

Carro elétrico, a combustão e híbrido: quais são as diferenças?

O carro elétrico é movido a eletricidade, o automóvel tradicional é movido a combustão e o veículo híbrido mistura os dois formatos (elétrico e a combustão).

Entre suas diferenças, a principal está no motor, uma vez que o carro híbrido ou a combustão usa o motor elétrico para potencializar a sua performance, enquanto o elétrico é totalmente recarregável, sem ser necessário usar combustível para ligá-lo ou movê-lo.

Reparação de carros elétricos: quais os principais cuidados

Geralmente, cada fabricante possui procedimentos técnicos e de segurança específicos para cada veículo elétrico ou híbrido.

O que podemos informar a você é que, para reparar as partes não eletrificadas, como suspensão e freios, os cuidados são os mesmos de fazer isso em um carro comum.

No entanto, em componentes eletrificados, como inversores/conversores, bateria de tração, motor de tração e cabos de alta potência, é importante seguir alguns cuidados, como:

  • Realizar o isolamento do local onde o veículo receberá o reparo;
  • Manter o espaço sinalizado com placas indicativas de reparo em sistema elétrico de alta potência;
  • Fazer o procedimento de desenergização, seguindo as diretrizes recomendadas pelo fabricante;
  • Realizar uma double check (dupla checagem), além de contar com o apoio de mais um profissional, que assegura o controle do serviço;

Quais equipamentos de segurança devem ser usados para fazer a reparação de carros elétricos?

Além de assegurar que o veículo esteja desenergizado e o ambiente seja seguro, o profissional deve realizar o serviço com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de proteção coletiva indicados, utilizados de forma adequada.

Luvas isolantes de classe zero até 1.000 V, óculos de proteção e sapatos isolantes: esses são equipamentos de segurança essenciais para assegurar que você, mecânico, não sofra ferimentos ou acidentes na hora de realizar a reparação do carro elétrico.

Além disso, é importante o uso de ferramentas especiais isoladas específicas para esta aplicação.

Existem várias ferramentas vendidas no mercado com alta isolação, pois mesmo que o reparador tenha feito o processo de desenergização, é indispensável trabalhar com essas ferramentas especiais.

Linha eSimplo: manuais para veículos elétricos e híbridos

A nova linha do Simplo, a eSimplo, disponibiliza manuais para veículos elétricos e híbridos, garantindo materiais e conhecimento técnico de qualidade para a sua oficina.

Possui 2 manuais:

  • Manuais Híbridos: manuais de manutenção de veículos leves híbridos de fabricantes nacionais e importados.
  • Manuais Elétricos: manuais de manutenção de veículos leves elétricos de fabricantes nacionais e importados.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Acesse nosso suporte e fale com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *