Como modernizar uma oficina mecânica e agregar valor ao seu negócio

Atualizado em 31 de maio de 2021

A evolução do mercado profissional não só abriu espaço para a modernização, como exigiu que os novos modelos de negócio passem a levar em conta as mudanças de hábitos dos consumidores. Nas oficinas mecânicas e reparadoras de veículos, a demanda de trabalho envolve serviços experientes e que se destaquem no setor. Mas, como modernizar sua oficina e oferecer o melhor para o seu cliente?

É comum que uma oficina, com anos de funcionamento, já tenha a confiança de seus clientes. Ainda assim, é importante lembrar que este é um dos segmentos mais concorridos do setor automotivo, por isso é preciso se manter constantemente em atualização. Para modernizar sua oficina mecânica são vários os pontos a serem trabalhados: além de aparelhos tecnológicos, são necessárias ações de gestão, qualificação da equipe, otimização do atendimento, entre outras.

Oficina mecânica moderna: o que fazer para chegar lá?

Confira dicas de como modernizar seu negócio em quatro passos fundamentais:

O visual importa

Um ambiente de trabalho de qualidade é uma das partes mais importantes da oficina mecânica moderna. Chega de espaços desorganizados e sujos. A gente sabe que nem sempre é possível manter a oficina totalmente limpa e sem nenhuma marquinha de graxa. Mas, você precisa apresentar ao seu cliente boas instalações e, uma boa forma de começar a investir nisso é proporcionar a sua equipe o uso de uniformes, padronizando o visual e contribuindo positivamente para a aparência da oficina. Isso melhora o aspecto estético dos funcionários e demonstra um cuidado especial na hora do serviço.

Possuir uma fachada atraente e informativa também contribui para a impressão que os proprietários de veículo tem da sua oficina mecânica. Além disso, você precisa atender a demanda de todos os clientes e se preocupar com eles. Hoje em dia, homens e mulheres procuram por serviços mecânicos e gostam de frequentar um ambiente agradável. Para isso, te indicamos:

  • Seu cliente não pode esperar em pé durante muito tempo, então invista em uma sala de espera para a oficina mecânica (mesmo que pequena) e, se possível, disponibilize a ele wifi, material de leitura, água, café, etc;
  • Cuide para que a limpeza dos banheiros seja realizada diariamente e para que o mesmo esteja apto a receber homens e mulheres;
  • Manter o ambiente de trabalho organizado, com as ferramentas devidamente alocadas nos painéis, produtos nas prateleiras, também melhoram a percepção do cliente;
  • Nas paredes, fixe apenas cartazes e informações necessárias e que estejam relacionadas ao serviço prestado pela oficina;
  • No ambiente externo, vale apostar em algumas vagas de estacionamento, visto que assim os clientes podem parar o carro para pedir orçamentos e mais informações sobre a respeito da sua oficina.

Quando você tem uma oficina atraente, gera confiança e credibilidade. Afinal de contas, a relação entre oficina e cliente deixa de ser apenas um simples conserto e passa a significar um serviço único de diagnóstico e reparo para o veículo.

Tenha uma oficina online

Hoje em dia não dá para ficar esperando que todos os clientes venham até o escritório da sua oficina mecânica. Pense em oferecer plataformas de serviços digitais e utilize canais para agendar esses serviços. Numa mecânica, você pode fazer uso do Facebook, WhatsApp e outros aplicativos. Lembre-se do ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Então, de nada adianta ter uma oficina moderna, organizada e com serviços de qualidade se os clientes em potencial não te conhecem. Investir em um bom site e ações de marketing digital, por exemplo, pode parecer custoso inicialmente, mas é uma estratégia que tende a retornar positivamente para você. Estar presente no ambiente online também favorece o relacionamento com quem já é seu cliente: eles podem ter a tranquilidade e praticidade de acompanharem o andamento do serviço.

Amplie a gama de atendimento

Aqui, faça a reflexão: como é o atendimento ofertado por mim? Pense nos serviços que seus mecânicos são capazes de executar e nas características que os carros mais modernos trazem de fábrica.

Você disse que seu atendimento já é bom, então chegou a hora de otimizá-lo. Uma oficina mecânica moderna deve prestar um número maior de soluções aos seus clientes e, sempre que tiver a oportunidade, ampliar as possibilidades de serviço. Por isso, forneça capacitação à equipe e invista em informações técnicas de elétrica e eletrônica de veículos. Com um grupo de trabalho preparado, fica mais fácil ofertar uma gama maior de serviços, agradar aos clientes e ainda aumentar o lucro da empresa.

Invista em equipamentos

Sua equipe já está capacitada, mas é preciso estar antenado às novidades do mercado. Continue se modernizando e invista mais em equipamentos e ferramentas que contribuirão para otimizar a demanda de trabalho da sua oficina. Planeje-se para a troca de aparelhos, assim não pesa no seu orçamento, e ajuda na atualização de novas versões.

Além disso, existem softwares que possibilitam a gestão automatizada dos negócios e garantem a organização dos trabalhos internos. Por aqui, nós já falamos muito sobre como gerenciar uma oficina para não depender de uma pilha de papéis de controle. Fora isso, algumas ferramentas geram gráficos e relatórios diversos, que possibilitam o planejamento da oficina mecânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *