Como montar uma oficina: 5 passos fundamentais

homem arrumando pneu de carro em uma oficina mecânica

Atualizado em 4 de janeiro de 2023

Está pensando em montar uma oficina reparadora do zero e não sabe por onde começar?

Atuar no mercado automotivo pode ser uma grande oportunidade, mas é preciso se destacar no ramo e conquistar clientes.

Como em qualquer outra área de atuação, o mercado automotivo exige inovação, conhecimento específico, organização e disposição para o trabalho.

Neste texto, confira 5 passos fundamentais e um e-book completo com dicas valiosas sobre como criar e gerenciar a sua oficina. Continue a leitura!

Quero montar uma oficina reparadora: e agora?

O potencial de mercado para quem deseja abrir uma oficina reparadora é grande. O país conta com mais de 100 milhões de veículos, de acordo com o relatório do Ministério da Infraestrutura, de dezembro de 2020.

No infográfico abaixo, os dados mostram que grande parte da frota está concentrada da seguinte forma:

Esses números servem para ilustrar que os veículos precisarão de manutenção preventiva, reparos e outros serviços.

Agora que você já viu que os clientes existem, então chegou a hora de saber como montar uma oficina e abrir seu próprio negócio.

Dividimos nosso conteúdo em cinco grandes passos para você entender por onde começar. Vamos lá!

1) Defina sua área de atuação

A primeira dica para qualquer pessoa que deseja abrir uma oficina é definir um nicho de atuação.

Comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Quais sistemas automotivos vou atender?
  • Quero trabalhar com uma marca exclusiva ou ser uma mecânica multimarcas?
  • Quais componentes são prioridades do meu serviço? Freios, suspensão, injeção, motores, alinhamento, pneus? Todos ou apenas alguns deles?

O consultor técnico do Simplo, Laerte Rabelo, explica que o reparador mecânico deve saber quais áreas pretende atender.

Em outras palavras, você precisa focar em uma área e entender muito bem dela. Não precisa saber de tudo, mas estude sobre o que se dispor a fazer.

Modelos de oficina mais comuns

Lembre-se que a sua área de atuação pode mudar ao longo do tempo. Você pode passar a oferecer mais serviços ou modernizar os que já tem.

Para facilitar a escolha e te ajudar a definir o melhor tipo de negócio, vamos diferenciar alguns dos locais que trabalham com a reparação automotiva.

Oficina mecânica

Esse é o termo mais genérico usado no mercado profissional. Todas as pessoas que têm automóveis já precisaram ou ainda vão precisar de uma oficina que atenda à mecânica em geral.

Mesmo que não seja especializado em determinadas marcas ou modelos, oferece soluções quando o veículo do cliente apresenta problemas, além de serviços de revisão preventiva.

Podemos dizer que existem dois tipos de oficinas, as multimarcas e as especializadas.

Multimarcas

As multimarcas atendem veículos das mais variadas fabricantes, oferecendo serviços de manutenção e revisão.

Para o cliente pode ser uma boa escolha, visto que as concessionárias costumam cobrar valores elevados por terem a autorização da marca.

Outro destaque é o fato de ter acesso a pecas e componentes originais de diferentes marcas.

Especializadas

Uma oficina especializada trabalha exclusivamente com uma marca.

Por exemplo, oficina especializada Honda e os mecânicos que atuam nestes locais costumam ter conhecimentos específicos e direcionados à marca.

Na hora de divulgar esse tipo de oficina é preciso evidenciar o negócio, mostrando um serviço superior e personalizado, quando comparado ao da concorrência.

Mesmo com um valor mais alto, o custo-benefício pode agradar ao cliente se o serviço for de qualidade.

Auto center

No auto center o os principais serviços oferecidos são checkup e manutenção.

O diferencial são os equipamentos e ferramentas de primeira linha, como é o caso de grandes elevadores automotivos hidráulicos e rampas de alinhamento.

Os profissionais têm conhecimentos que facilitam na identificação técnica do problema e na busca por uma solução mais eficiente.

Um auto center pode oferecer um atendimento completo ou também se especializar em áreas, como soluções elétricas, borracharia, mecânica, entre outras.

Oficina mecânica móvel

A oficina mecânica móvel pode operar de duas maneiras: como um complemento do seu negócio principal ou um negócio exclusivo móvel.

No ramo de oficinas reparadoras móveis existem franquias com marcas já consolidadas no mercado nacional.

Esses são apenas alguns dos modelos para quem deseja abrir uma oficina reparadora. Hoje em dia, a maioria delas atende diversos sistemas veiculares para que o cliente encontre todos os serviços em um só lugar.

Fica a cargo do empreendedor avaliar o melhor ramo de atuação e definir um nome para o seu negócio.

2) Analise o mercado e identifique seu público-alvo

Identificar potenciais públicos e a concorrência é mais uma das etapas que você precisa para abrir uma oficina reparadora.

De acordo com o Sebrae, o mercado consumidor dos serviços de uma reparadora automotiva é constituído por proprietários particulares de automóveis e clientes corporativos, como seguradoras, cooperativas de transporte etc. A idade média da frota de automóveis no Brasil é de oito anos e meio.

Durante esse período já são necessários diversos tipos de reparo e manutenção.

O que vai fazer o proprietário do veículo escolher a sua oficina em meio a tantas outras?

É aqui que entram as ações de marketing para oficina mecânica. Vale lembrar que marketing não é somente propaganda, é preciso estar atento aos 4Ps do marketing para oficina mecânica:

  • Preço: qual o valor do seu serviço? Ele entrega segurança e confiabilidade? Esses são atributos que justificam o seu preço.
  • Praça: onde a sua oficina reparadora está localizada? Ela está perto do público? Como é o seu espaço? A sala de espera da oficina mecânica é organizada e limpa?
  • Propaganda: como você divulga o seu serviço? Como as pessoas encontram a sua oficina mecânica?
  • Produto: que tipo de produto/serviço você oferece? Ele atende às necessidades de seus clientes?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer para iniciar um bom plano de marketing para oficina mecânica.

Para realizar esse serviço, nós indicamos que você contrate um profissional de marketing. Ele será capaz de avaliar o seu negócio e direcionar os recursos para obter os melhores resultados.

3) Organize os trabalhos jurídicos e burocráticos

Esse é um dos passos mais importantes que você precisa dar atenção para evitar problemas no futuro.

Primeiramente, para abrir uma oficina é necessário ter um CNPJ, sem ele não será possível emitir notas fiscais.

Existem também algumas autorizações legais para poder abrir uma oficina, como o alvará, que deverá ser emitido na prefeitura. Além das licenças ambientais junto ao IBAMA, por causa do descarte de peças e efluentes líquidos como graxas e óleos, emissão de ruídos, entre outros.

Para abrir um CNPJ para oficina pode ser como microempreendedor individual (MEI) ou microempreendedor (ME). A diferença entre elas é o valor do faturamento bruto anual da empresa.

Importante: não pode faltar em seu estabelecimento um exemplar do livro do Código de Defesa do Consumidor. Desse modo, o proprietário, os colaboradores e principalmente os clientes poderão ter acesso às leis comerciais sempre que necessitarem.

Para que você possa entender de uma forma mais completa quais são os seus direitos, os direitos de seus clientes e como evitar complicações, leia o nosso artigo Garantia de serviços mecânicos.

4) Invista em qualificação profissional e tecnologia

Para ser um mecânico profissional é fundamental fazer um curso técnico. Porém, pouco adianta ser um técnico automotivo, é preciso estar atualizado e conhecer as novidades.

A qualificação técnica é fundamental para todos os mecânicos e reparadores, pois aumenta a produtividade da oficina. Além disso, a lucratividade do negócio também cresce.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza cursos presenciais e a distância, com foco em diversas áreas tecnológicas, incluindo a automotiva.

Outra opção de instituição, que está entre as melhores, para curso técnico em mecânica é o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IF). Por se tratar de uma instituição Federal o curso é gratuito.

Entretanto, em algumas instituições esse curso é vinculado ao ensino médio. O nosso consultor técnico Laerte Ribeiro, por exemplo, é técnico automotivo pelo Instituto Federal do Ceará.

Tanto o SENAI quanto o Instituto Federal se encontram em todos os estados brasileiros. Já́ os cursos disponibilizados variam de acordo com cada instituição.

Fique atualizado com os manuais automotivos do Simplo

A tecnologia também pode vir agregar e muito quando se trata de manuais técnicos. Com eles, é possível identificar um sistema de carro, sem nunca ter mexido naquele modelo antes.

Os manuais técnicos são atualizados assim que surge um novo modelo de carro no mercado. Com isso, sempre que surgir um veículo diferente na oficina o manual estará disponível para consulta, possibilitando os reparos necessários.

O Simplo Online, por exemplo, é o manual de manutenção de veículos mais completo da América Latina. Por meio deles você vai identificar qualquer modelo de carro que chegar a sua oficina.

5) Dê atenção ao gerenciamento da sua oficina reparadora

Por último, e não menos importante é preciso saber gerenciar a sua oficina. O sucesso constante e a durabilidade do seu negócio estão diretamente ligados ao gerenciamento.

Um dos erros mais cometidos por empresários é focar apenas no ramo do seu negócio e esquecer que também precisa de conhecimentos administrativos.

Por mais que você entenda de mecânica, não saber administrar o próprio negócio pode levar você à falência.

Mesmo que você queira fazer tudo na sua oficina, entenda que é preciso delegar funções.

Defina se você quer atuar como gestor da oficina, cuidando de toda a parte administrativa, atendimento e contato com o cliente, ou diretamente na linha de frente, como reparador técnico que identifica e soluciona as avarias nos veículos.

Depois de definir o nicho que vai atuar, as suas atribuições e a função de cada colaborador, trace metas e coloque em prática um método de trabalho.

A partir desse método ficará mais fácil planejar e organizar a sua oficina.

Conheça nossa biblioteca de materiais

Quer se aprofundar no assunto? Baixe gratuitamente o e-book: Como montar uma oficina.


Na nossa biblioteca de materiais para baixar você encontra conteúdos gratuitos para ajudar no seu dia a dia, entre eles:

  • Modelo de orçamento para oficina mecânica
  • Fluxograma de processos
  • Planilha de manutenção preventiva e muito mais!

1 comment

  1. josé

    Ter equipamentos de qualidade, garantia e pós venda com empresas referencia no mercado e muitos clientes tambem é essencial! alinhadores, Balanceadora de rodas, desmontadoras de pneus, Rampas, elevadores etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *