Guia prático para controle de ferramentas em oficinas reparadoras

homem mexendo nas ferramentas

Atualizado em 11 de fevereiro de 2022

Ter uma boa estratégia de controle de ferramentas em oficinas reparadoras significa ter um espaço organizado, limpo e mais produtivo.

Imagine ter que procurar os equipamentos e ferramentas toda vez que precisar fazer um reparo. Além de perder muito tempo, você pode gerar conflitos entre os funcionários.

Ao longo deste guia, confira dicas práticas de como manter seu acervo de ferramentas mais otimizado para facilitar o seu dia a dia.

Para que serve o controle de equipamentos e ferramentas?

Um dos principais motivos para ter o controle de máquinas e ferramentas é evitar gastos desnecessários com a compra de materiais.

Muitas vezes, a falta de organização resulta em ferramentas perdidas ou até mesmo várias no estoque sem serem utilizadas.

Se você faz pequenos reparos não precisa ter 10 multímetros. Porém, ter um estoque de parafusos de vários tamanhos diferentes é necessário.

Mesmo que você tenha uma reparadora de porte pequeno, precisa ter tudo organizado, seja no computador ou impresso. Nada de confiar na cabeça e sair por aí comprando tudo que acha necessário. O custo pode ser muito maior se não agir com planejamento.

Por que é importante ter o controle de ferramentas na oficina mecânica?

Ter uma boa gestão e controle de ferramentas na oficina mecânica serve basicamente a três propósitos. São eles:

  • Otimização do tempo
  • Ganho de produtividade
  • Organização do espaço da oficina mecânica

No texto Como organizar uma oficina mecânica, você encontra dicas práticas e como implantar a técnica de 5S no seu negócio.

Dicas práticas de controle de ferramentas em oficinas reparadoras

O canal do Sebrae-SP, no Youtube, é uma ótima fonte de informações para o reparador. No vídeo abaixo, a Vanessa Martins, dona da oficina Torigoe, conta como fez para implementar o controle e gerenciamento de ferramentas no seu negócio. Assista a seguir!

De acordo com Vanessa, o que funcionou na sua reparadora mecânica foi contar com o comprometimento dos funcionários e investir em organização.

Nós separamos uma lista de dicas práticas para facilitar o controle de ferramentas na sua oficina mecânica. Confira:

Faça treinamentos com a equipe

Mesmo que pareça algo óbvio, o seu funcionário ou você, podem não saber como armazenar determinada ferramenta. Por isso, invista em treinamento básico de como manusear as máquinas e ferramentas e como elas devem ser guardadas.

Além de ter um espaço mais organizado, você verá que a vida útil dos equipamentos e ferramentas podem aumentar muito mais.

Por exemplo, em alguns equipamentos como o multímetro, é necessário retirar a bateria para que ela não vaze e danifique o instrumento.

Já as chaves de fenda e outras ferramentas menores, o ideal é que fiquem expostas na parede, separadas de acordo com o tamanho e funcionalidade.

Em resumo, treinamento sempre será a melhor opção e o ponto de partida para garantir um bom controle de ferramentas na oficina mecânica.

Quadro de ferramentas

Um dos princípios básicos das boas práticas de gestão de oficina mecânica é ter um espaço organizado e que favoreça a produtividade da equipe.

A dica é fazer um quadro na parede com ganchos para pendurar ferramentas como chaves de fenda, chaves Philips, entre outros objetos.

Deixe tudo visível para que qualquer reparador consiga enxergar onde estão as ferramentas. Além de economizar tempo procurando um objeto, é uma maneira de manter o ambiente mais agradável até para quem está esperando pelo conserto do veículo.

Armários e gavetas

Invista também em armários com gavetas. Elas vão facilitar na hora de procurar um parafuso, porca, pregos ou outros itens pequenos.

Os modelos de plástico transparente são ótimos para enxergar o produto que está dentro e auxiliar na hora de fazer o controle de estoque.

Use etiquetas e marcadores para facilitar o uso e o manuseio rápido das ferramentas.

Outra dica é utilizar carrinhos de ferramentas, como o da foto abaixo. Ele é muito útil para levar onde o reparador precisar e deixa tudo organizado.

Carro de ferramentas – Imagem: Reprodução BRFER

Maleta de ferramentas individual

A maleta de ferramentas individual é ótima para quem trabalha com oficina mecânica móvel, ou faz reparos em lugares fora da oficina mecânica.

Além de ser portátil e fácil de carregar, é uma boa estratégia para estimular o cuidado dos colaboradores com o seu material de trabalho. Afinal, cada um será responsável pelas suas ferramentas.

Como fazer o controle de ferramentas da oficinas mecânicas

Junto com a etapa de organização física e contagem do estoque de ferramentas, é importante ter tudo anotado e catalogado.

Você pode utilizar planilhas no Excel, documentos impressos, ou um arquivo no Word com esse controle. Tudo vai depender do tamanho da sua oficina mecânica e do volume de ferramentas.

Para quem prefere ter tudo anotado no papel, nós disponibilizamos um PDF com um modelo de planilha de controle de ferramentas.

É só baixar, imprimir e anotar as informações. Clique na imagem abaixo para baixar a planilha de controle de ferramentas.

Biblioteca de materiais do Simplo

Para nós, do Simplo, é muito importante que você, amigo reparador, tenha acesso às informações de atualizações, gestão de negócios, entre outros materiais.

Conheça a nossa biblioteca de materiais. São diversos documentos para baixar gratuitamente e aplicar na sua reparadora automotiva. Confira alguns dos materiais disponíveis:

Modelo de orçamento de oficinas mecânicas

Planilha de manutenção preventiva

Planilha de fluxo de caixa para oficinas