Tração Haldex: vantagens e desvantagens

Atualizado em 24 de abril de 2021

O Haldex é um conhecido sistema 4×4 on demand (por demanda), com acoplamento magnético, que dispensa a utilização da caixa de transferência. O mesmo possui um atuador eletroidráulico que opera normalmente em somente um eixo, na grande maioria das vezes o traseiro, para economizar combustível.

Quando a força está em somente um dos eixos e o mesmo perde aderência, o atuador eletroidráulico acopla a embreagem multidisco acionando o sistema. Nesse exato momento, acontece a distribuição de 50% do torque para cada eixo.

Desvantagens e vantagens da tração 4×4 Haldex

A falta de um diferencial central faz com que esse sistema sofra com aquecimento e desgaste natural devido ao atrito dos componentes deslizantes, e por isso, há uma limitação de torque e de tempo de acionamento pelas mesmas circunstâncias.

O sistema Haldex tem proporções menores que as outras tecnologias, sendo utilizado por diversas montadoras e modelos devido ao seu baixo grau de complexidade.

Acoplamento Viscoso

Há também uma derivação desse sistema com um acoplamento viscoso, que basicamente tem as mesmas características do sistema Haldex, porém o seu acionamento, ao invés de ser por um atuador eletroidráulico, é feito através de um fluído hidráulico que ganha viscosidade à medida que há diferença de velocidade entre um eixo e outro, e quando as rodas acabam patinando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *