Manual Simplo Automotivo: como avaliar o retorno do investimento

Atualizado em 31 de julho de 2023

Algumas das principais dúvidas que surgem quando alguém contrata um serviço é em quanto tempo e como avaliar o retorno do investimento. No setor técnico automotivo não é diferente. As oficinas mecânicas, muitas vezes, contam com programas que prometem aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros, como é o caso do Manual Simplo Automotivo. Falaremos melhor sobre ele mais adiante.

O fato é que um sistema para oficina mecânica que dispõe de informações completas sobre todos os serviços e modelos de automóveis que sua oficina pode prestar/atender é de grande eficiência. Para isso, existe uma forma simples de avaliar o retorno do investimento em um desses programas.

Programa Simplo automotivo ajuda a aumentar o fluxo de clientes

A primeira, mais comum e óbvia, é de caráter qualitativo: o aumento de clientes. Claro que um sistema completo, por si só, não será capaz de trazer novos clientes para sua oficina, mas tudo o que vem antes disso.

O aumento da produtividade, por exemplo, é uma das causas fundamentais para a entrada de novos trabalhos. Mas como aumentar a produtividade com um acervo como o Simplo?

Fácil. Já pensou na diferença entre receber um veículo em sua oficina sabendo as principais informações técnicas que o ajudarão a realizar sua manutenção preventiva, corretiva ou diagnóstico de falhas e receber este mesmo veículo sem saber absolutamente nada dependendo única e exclusivamente do método da tentativa e erro. Ou ainda, dependendo da boa vontade de seus colegas do setor para conseguir alguma informação do componente ou sistema para enfim executar o serviço?

Para a maioria das oficinas, a falta de informação técnica reduz de forma drástica sua produtividade bem como aumenta significativamente os retornos de serviço por erro em algum procedimento ou falha no diagnóstico, continuando esse quadro vemos o fechamento de suas portas.

Já que falamos sobre as medidas preventivas, é importante ressaltar que os manuais Simplo são uma maneira eficaz de comprovar ao cliente que sim, é preciso realizar manutenção periódica para evitar danos e gastos futuros.

Segurança para oferecer mais serviços

Além disso, a forma de trazer mais clientes para sua oficina é a abrangência de serviços e de modelos de automóveis atendidos. Imagina ter que deixar de receber um veículo por insegurança ou medo de realizar sua manutenção pois não tem nenhuma informação técnica sobre aquele modelo?

Responda com sinceridade: quantos serviços você deixa de realizar por mês por não ter informação técnica suficiente? 10%, 20%, 50% ou não faz serviço de elétrica ou injeção eletrônica?

Com o aumento da produtividade, de novos serviços e de atendimento a diferentes automóveis, seu lucro vai aumentar consideravelmente e você terá rapidamente o retorno do seu investimento.

Em quanto tempo terei esse retorno de investimento?

Aqui é algo mais complexo e que merece atenção. Entre outros fatores, isso vai depender do tamanho da sua oficina: se é grande, médio ou pequeno porte, além do número de funcionários para a execução do serviço e da região do país em que você atua.

Sim, a região é um fator muito importante que deve ser levado em consideração na hora de calcular o tempo do retorno de investimento. Cada lugar possui um sistema socioeconômico diferente, o que influencia diretamente na cobrança do serviço. Acredita-se, entretanto, que o prazo seja muito rápido, já que com a oferta de novos serviços, a margem de lucro tende a aumentar.

O fato de trabalhar em escala de maior produtividade também afeta no tempo de retorno. Quanto mais ágil e rápido for o serviço, mais clientes podem ser atendidos num período menor. Claro que a agilidade e rapidez devem estar associadas diretamente à qualidade entregue no serviço.

Isso porque de nada adianta o cliente receber seu automóvel de volta em um curto prazo de tempo, mas sem resolver de fato seu problema. Aliás, caso isso aconteça, o famoso “marketing boca a boca” pode impactar negativa e significativamente sua empresa. Pensando nisso, elaboramos um texto que traz ideias de como melhorar o marketing para oficina, usando técnicas que funcionam de verdade.

Como o Simplo pode te ajudar nessa questão?

Mais de 40 mil oficinas, em todo o Brasil e América Latina, estão usando os manuais Simplo para alavancar seu negócio. Isso porque o Simplo é um programa que permite acesso à informação técnica simplificada de qualidade e com confiabilidade que contempla mais de 21 mil modelos de automóveis de 50 montadores diferentes.

O programa te fornece informações técnicas fundamentais como sincronismo, esquemas elétricos, posição de fusíveis e relés, identificação dos fios, valores de referência para testes, capacidade e tempo de troca dos principais fluidos, localização de componentes, identificação de códigos de falhas, reset e programação. Além de tudo isso, há também um suporte eficiente para te ajudar nas questões técnicas do sistema, artigos e vídeos técnicos que vão te ajudar nesse processo de aumento de vendas.

Ficou curioso e gostaria de saber como fazer sua oficina gerar mais lucro? Entre em contato com a gente e faça um orçamento sem compromisso. Pode acessar nossa página de vendas, ligar para (54) 3212 7084, falar pelo WhatsApp (54) 9 9199 9802 ou ver mais no site simplobr.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *